EX30 é elétrico pensado para geração Z, diz presidente da Volvo
Marcelo Godoy, presidente da empresa no Brasil, revela detalhes dos planos para o novo carro elétrico no país
A Volvo Car Brasil confia que vai manter a posição de liderança no segmento premium com veículos eletrificados. A principal carta nessa jogada é o novo EX30, um SUV compacto que chega com o modelo mais acessível da marca sueca. Ele é um carro elétrico pensado em atrair novos clientes, em especial compradores da geração Z.
É o que revela Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, em entrevista exclusiva à CNN. O executivo assumiu a operação da empresa neste ano e vê no EX30 uma opção competitiva e acessível. A expectativa é vender mais de mil unidades mensais do modelo, que parte dos R$ 229 mil.
Marcelo também abordou os desafios e estratégias diante da crescente concorrência de marcas chinesas e outras fabricantes de veículos elétricos.
Com uma participação de 60% no mercado premium de carros elétricos, a Volvo busca fortalecer ainda mais sua posição oferecendo produtos modernos e futuristas. “Nossa ambição é alta porque o carro entrega muito”, afirmou Marcelo.
A Volvo tem expectativa de vender mais de mil unidades do EX30 por mês. Como a marca pretende alavancar essas vendas?
Nossa ambição com esse carro é alta porque ele entrega muito. É um carro que a gente consegue, com relação ao preço, acessar uma quantidade de clientes muito maior do que a gente acessa hoje no mercado no segmento premium. Ele é um Volvo, então a gente está melhorando essa equação, não tanto para o lado do preço, apesar do preço ser muito competitivo. A gente melhora essa equação do lado da entrega que esse carro tem para todos os clientes.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”8310923″ title_galeria=”Volvo EX30 Ultra 2025″/]
A concorrência tem aumentado com a chegada de vários players chineses, tanto marcas generalistas quanto marcas premium, como a Zeekr, que é do grupo Geely, que pertence à Volvo. Como pretende fortalecer o brand Volvo?
Dentro do segmento premium, a Volvo tem 60% de market share de carros elétricos. Se a gente colocar esse percentual junto para esse mercado que ele vai atingir, a nossa ambição de mil unidades por mês está até bem comedida. Mas o grande ponto é a gente levar um produto Volvo para um cliente que não está acostumado com uma qualidade e uma modernidade dentro desse veículo. Eu costumo falar que esse carro é um carro moderno e futurista. Eu acho que a geração Z vai adorar dirigir esse carro. É questão de se acostumar. O interior é muito clean, assim como a gente se acostumou um momento com celular sem tecla. Esse carro vai cair no gosto da população. Tem um público muito fiel à nossa marca, que gosta da nossa marca, e a gente, agora, oferece um produto para eles.
O governo federal iniciou a retomada da taxa de importação sobre os veículos elétricos, como incentivo para que marcas produzam no Brasil. A Volvo tem planos para produção local? Como vocês vão lidar com esse aumento no imposto, que vai encarecer o produto?
Junto com a minha promoção para o cargo de presidente da operação do Brasil, meu primeiro mandato, minha primeira grande briga foi direcionar esse assunto. Qual foi a minha estratégia? A gente procedeu com um aumento do imposto em janeiro, um aumento único que serve para todo esse ano. Então, o cliente tem estabilidade de preço para poder comprar o seu carro. Para o ano que vem, logicamente, a gente precisa reavaliar a equação, mas essa equação passa muito por controle de custos e eficiência.
Volvo EX30: SUV 100% elétrico chega às loja em 2024 / Foto: Volvo/DivulgaçãoApós lançamento do EX30, quais são os planos da Volvo?
A maior novidade que a gente tem é a chegada da EX90. É um carro 100% elétrico. Você imagina que, hoje, eu tenho o XC90, é um carro com oito anos e sempre parece que é um de dois anos. É um carro que ainda lidera o seu segmento, é o carro que mais vende dentro do segmento superpremium. Então, agora, a gente introduz esse sucesso de vendas com uma opção elétrica. Entre o final deste ano e comecinho do ano que vem, a gente vai fazer o lançamento desse carro, que também tende a ser um sucesso muito grande. E, respondendo também a sua pergunta com relação ao posicionamento de marca, fica nítido e notório que eu introduzo um carro de entrada, mas também introduzo um carro lá na gama alta dos meus produtos. Então, sim, eu continuo premium e eu continuo premium para um cliente de EX30 e para o cliente de EX90.
Volvo EX90 é SUV grande elétrico que pode chegar no final de 2024 / Foto: Volvo/Divulgação