Kamala Harris pode ser 1ª mulher negra e asiático-americana a liderar chapa; entenda
Após desistir da corrida eleitoral, Biden declarou apoio à vice
A vice-presidente Kamala Harris tem o apoio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para se tornar a próxima candidata presidencial democrata.
Caso seja nomeada, ela se tornaria a primeira mulher negra e a primeira asiático-americana a liderar a chapa de um grande partido político.
Nascida em Oakland, na Califórnia, em 1964, Kamala Harris é filha de uma pesquisadora indiana e de um professor de economia de ascendência jamaicana. Ela foi a segunda mulher negra a se eleger senadora nos Estados Unidos.
“Estou honrada em ter o apoio do presidente e minha intenção é ganhar e conquistar esta nomeação”, disse ela em um comunicado.
O endosso histórico veio depois que Biden anunciou no domingo (21) que estava desistindo da disputa após semanas de desordem dentro do Partido Democrata. O debate desastroso do presidente colocou em questão sua capacidade de ganhar um segundo mandato e governar por mais quatro anos.
Apesar do apoio do presidente, ainda não está claro se Harris será a indicada ou qual processo o Partido Democrata adotaria para selecionar uma alternativa.
O presidente do Comitê Nacional Democrata, Jaime Harrison, disse em um comunicado que nos próximos dias o partido “empreenderá um processo transparente e ordeiro para avançar como um Partido Democrata unido com um candidato que pode derrotar Donald Trump em novembro”.
Logisticamente, Harris é a herdeira natural da chapa como companheira de chapa de Biden. Após a campanha entrar com processo para mudança de nome da chapa da Comissão Eleitoral Federal (FEC) dos EUA, Harris assumiu as contas da campanha.
Pesquisas recentes também mostraram que ela teve um desempenho melhor contra o ex-presidente Donald Trump, o candidato republicano, do que Biden e outros potenciais concorrentes democratas.