Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fazenda mantém projeção do PIB em 2,5% e eleva inflação para 3,9% em 2024

    Pasta reduziu expectativas do PIB em 2025, de 2,8% para 2,6%; mudança repercutiu pausa no corte de juros pelo BC, segundo SPE

    Da CNN

    A Secretaria de Políticas Econômicas (SPE) do Ministério da Fazenda manteve a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2,5% para 2024, segundo os dados do Boletim Macrofiscal divulgado pela pasta nesta quinta-feira (18).

    O ministro Fernando Haddad já havia arrefecido expectativas de revisão para cima do PIB nesta manhã, em entrevista a jornalistas. Na ocasião, disse que pediu “parcimônia” à equipe econômica sobre o dado.

    A pasta informou ainda ter reduzido as expectativas do PIB em 2025, de 2,8% para 2,6%. A mudança repercutiu especialmente a pausa no corte de juros pelo Banco Central em 2024.

    O Boletim ainda elevou a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano, de 3,7% para 3,9%.

    De acordo com o documento bimestral, as vendas no varejo e a demanda por serviços prestados às famílias, repercutindo o mercado de trabalho aquecido, seguem como os principais vetores de crescimento em 2024.

    Para o segundo trimestre, a expectativa é de desaceleração moderada no ritmo de atividade, para 0,6%. A SPE menciona a calamidade no Rio Grande do Sul em maio ao explicar a desaceleração.

    A pasta projeta, contudo, que os impactos negativos das enchentes no Rio Grande do Sul devem ser compensados por medidas de suporte às famílias, empresas e aos governos estadual e municipais.

    Já em relação à inflação, a alta se deve a impactos do câmbio mais depreciado e da calamidade no Sul nos preços, além dos reajustes recentes anunciados para os preços da gasolina e GLP.

    Tópicos