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    Type 52 é esportivo que a Audi demorou 90 anos para tirar do papel; veja fotos

    Projeto da antiga Auto Union, que originou atual montadora, data da década de 1930 e seria carro de corrida adaptado para as ruas

    João Vitor Ferreira

    Um trabalho conjunto de historiadores e pesquisadores do Reino Unido, junto da equipe da Audi, deu vida a um carro esportivo que teria sido um dos maiores ícones da sua época, se tivesse saído do papel. O Type 52 data do ano de 1933, na época que a Audi ainda era a Auto Union — uma união de montadoras alemãs (Audi, DKW, Horch e Wanderer) que surgiu um ano antes como resposta à crise que passava o país após a Primeira Guerra Mundial.

    Na década de 1930, a Auto Union e a sua principal rival, a Mercedes-Benz, receberam diversas “doações compulsórias” do partido nazista para que desenvolvessem carros de corrida para vencerem os GPs da época, que depois viriam a se tornar a Fórmula 1.

     

    Foi nesse contexto que surgiu o Auto Union Type 52, uma versão de rua dos carros de corrida da época, projetado por ninguém menos que Ferdinand Porsche. No projeto original ele tinha o mesmo motor V16 usado nos GPs, mas com ajustes diferentes para entregar menos potência e consumir gasolina comum.

    Revirando os antigos projetos do modelo que nunca viu a linha de produção, a Audi, com a ajuda dos britânicos da Crosthwaite & Gardiner, conseguiu, enfim, criar o veículo. Claro que, com a experiência atual, muitos detalhes foram melhorados.

    O primeiro foi o motor. Na época, a ideia era usar o V16 4.4 supercharger de 200 cv do Type A, modelo de corrida da Auto Union. Mas, na releitura do projeto, a Audi melhorou as coisas trazendo um V16 6.0 de 520 cv.

    A preocupação maior era manter tudo da maneira mais original possível, atualizando apenas o que fosse necessário. Olhe para o interior e você verá que ele mantém o mesmo layout com três bancos na frente e o motorista no meio dos passageiros.

    Já o acabamento foi feito à moda da época: muita madeira e couro. Os freios, a transmissão de cinco marchas e a direção também foram mantidos idênticos ao projeto dos anos 1930.

    A Audi só precisou aumentar o entre-eixos de 3 m para 3,31 m, para acomodar melhor os componentes do carro — algo que, provavelmente, também teria sido feito na época. De moderno mesmo, só a suspensão, sendo a única mudança mais profunda feita pela montadora.

    O Type 52 foi apresentado no Goodwood Festival of Speed, no Reino Unido, ostentando uma coloração prata, detalhe escolhido pela equipe de engenheiros e pesquisadores que desenvolveu o projeto, já que o original carecia de diversas informações, perdidas no após a Segunda Guerra Mundial.

    Para decepção de quem se interessou pelo modelo, a Audi já informou que ele será único e que não pretende fazer uma produção em série. O mais provável é que ele seja integrado ao museu da montadora.

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