Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PF faz operação contra assassinato de “Binho do Quilomba”, filho de Mãe Bernadete, na Bahia

    Duas pessoas foram presas e oito mandados de buscas são cumpridos

    Elijonas Maiada CNN , Em Brasília

    A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira (17) de tarde um homem suspeito de assassinar o líder quilombola Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o “Binho do Quilombo”, em 2017. Ele é filho de Bernadete Pacífico, conhecida como “Mãe Bernadete”, que também foi executada em agosto do ano passado.

    Em continuação ao caso, a Polícia Federal segue na manhã desta quinta (18) com uma operação batizada de Palmares com o objetivo de apurar a autoria do assassinato e prender mais uma pessoa.

    Além das prisões, são cumpridos oito mandados de busca e apreensão. Armas dos investigados e relógios de luxo foram confiscados pelos agentes.

    Divulgação/Polícia Federal

    Binho do Quilombo era representante da Comunidade Quilombola de Pitanga dos Palmares em Simões Filho, na Bahia, juntamente com sua mãe, Maria Bernadete Pacífico Moreira. Ela também foi vítima de homicídio em agosto de 2023.

    As investigações sobre o homicídio de Binho se iniciaram na Polícia Federal em setembro de 2017. O crime foi praticado no dia 19 de setembro daquele mesmo ano.

    Segundo a PF, os elementos da investigação demonstram que os suspeitos utilizaram um veículo fraudulentamente adquirido em nome de um terceiro, financiado mediante utilização de documentos falsificados.

    A PF também descobriu que o número de celular utilizado por um dos investigados à época do crime foi cadastrado em nome desta mesma pessoa da documentação falsa.

    Os investigadores dizem que essas circunstâncias fizeram as investigações tomar um rumo que se distanciava da correta elucidação do fato criminoso no início.

    Após o verdadeiro usuário do celular ser identificado, foram deferidos os dois mandados de prisão contra os já indiciados, cumpridos durante a deflagração da operação de ontem e hoje.

    Tópicos