Kamala Harris diz que atentado contra Trump foi “ato hediondo, horrível e covarde”
Vice-presidente dos EUA destacou que violência “nunca é aceitável"
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, falou publicamente sobre a tentativa de assassinato contra Donald Trump pela primeira vez nesta quarta-feira (17), afirmando que este foi um “ato hediondo, horrível e covarde”.
“O ponto principal é que ninguém deveria ter que temer pela segurança de um ente querido porque ele serve em um cargo público”, disse Harris em um evento de campanha no Michigan focado em direitos reprodutivos.
A vice-presidente acrescentou que ela e o segundo cavalheiro dos EUA, Doug Emhoff, fizeram uma oração por Trump e sua família assim que perceberam o que aconteceu.
Harris destacou que seus “corações estão com” Corey Comperatore, o homem que morreu no comício, quem ela descreveu como “um verdadeiro herói que morreu protegendo sua família”.
Outras três pessoas ficaram feridas, incluindo Trump, que teve a orelha direita atingida.
“Os Estados Unidos da América, eu acredito, são a maior democracia que o mundo já conheceu. Mas, após o tiroteio deste fim de semana, uma das questões que agora enfrentamos é sobre a maneira como devemos nos envolver uns com os outros nesta campanha”, ponderou a vice-presidente.
A violência, disse Harris, “nunca é aceitável. Não pode haver equívocos sobre isso”.
Ela acrescentou: “A maneira mais segura de reafirmar a força da nossa democracia é nos engajarmos em uma troca de ideias vigorosa e civilizada. E uma das ideias e um dos princípios que estão em jogo nesta eleição é a questão da liberdade reprodutiva”.