Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Análise: os Estados Unidos e o mundo estão prestes a conhecer JD Vance

    Candidato a vice discursa nesta quarta-feira (17) na convenção republicana

    Stephen Collinsonda CNN

    O novo companheiro de Donald Trump subirá ao palco na Convenção Nacional Republicana na noite desta quarta-feira (17) e deve apresentar uma agenda populista radical sobre comércio, economia e política externa.

    JD Vance fará o segundo discurso mais importante da semana depois do de Trump na quinta-feira (18) e certamente enraizará seu apelo aos eleitores em sua dura infância, no serviço como fuzileiro naval dos Estados Unidos, no desempenho de primeira classe na Faculdade de Direito de Yale e no tempo como capitalista de risco.

    Aos 39 anos, Vance é uma das pessoas mais jovens a ocupar uma chapa presidencial e está no Senado há menos de dois anos. Ele já é visto como o aparente herdeiro de Trump no movimento MAGA.

    Os discursos dos indicados à vice-presidência atraem muita expectativa, mas muitas vezes são logo esquecidos. Uma exceção foi o discurso eletrizante da governadora do Alasca, Sarah Palin, como companheira de chapa republicana do senador John McCain em 2008. Palin fez a famosa declaração: “Eles dizem que a diferença entre uma mãe do hóquei e um pit bull é o batom”. Mas sua nomeação logo caiu no gelo depois que ficou claro que ela estava desastrosamente despreparada para o horário nobre político.

    A principal função de Vance é evitar quaisquer erros que atrapalhem uma convenção até agora bem-sucedida e rigidamente disciplinada e, acima de tudo, evitar ofuscar seu novo chefe – que pode ficar irritado quando outros ganham destaque.

    Mas, ganhando ou perdendo em novembro, Vance será uma presença constante na política nacional na próxima década, portanto a noite desta quarta-feira representa um momento crítico de definição.

    Tópicos