Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Coreia do Norte instala novas minas terrestres na fronteira, diz Seul

    Militares do Sul afirmam que diversos soldados de Pyongyang morreram durante a instalação dos explosivos

    Hyunsu Yimda Reuters

    Os soldados norte-coreanos têm instalado minas terrestres e barreiras e criado terrenos baldios na fronteira com o Sul há meses, apesar de acidentes, disseram os militares da Coreia do Sul nesta quarta-feira (17).

    Os militares da Coreia do Norte continuaram o seu trabalho, apesar das múltiplas vítimas causadas por cerca de 10 acidentes envolvendo explosões de minas terrestres e doenças causadas pelo calor, de acordo com um comunicado fornecido pelo Ministério da Defesa citando o Estado-Maior Conjunto (JCS).

    Mulheres soldados também foram destacadas para o trabalho em algumas áreas, acrescentou o ministério.

    Numa reunião realizada no mesmo dia sobre as “provocações” da Coreia do Norte, o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, disse que os militares enfrentam uma “crise complexa” ainda mais complicada por desastres naturais imprevisíveis, de acordo com um comunicado separado divulgado pelo ministério.

    Fortes chuvas atingiram Seul e áreas vizinhas nesta quarta-feira (17), com chuvas esperadas para a Coreia do Norte, de acordo com a Administração Meteorológica da Coreia.

    Os militares da Coreia do Sul estavam se preparando para responder à possibilidade de vazamentos surpresa de água da barragem pelo Norte durante fortes chuvas e minas terrestres sendo destruídas, dizia o comunicado.

    Também estava se preparando para a possibilidade de soldados norte-coreanos desertarem em meio a más condições de trabalho, bem como cruzarem a Linha de Demarcação Militar que atravessa o meio da Zona Desmilitarizada (DMZ) enquanto trabalhavam, acrescentou o comunicado.

    No mês passado, os militares sul-coreanos dispararam tiros de advertência depois que vários soldados norte-coreanos cruzaram a fronteira e recuaram após os tiros terem sido disparados.

    Embora confrontos mortais tenham ocorrido ocasionalmente ao longo das décadas desde que os combates abertos entre os países cessaram no final da Guerra da Coreia de 1950-1953, os recentes incidentes marcam um raro aumento na atividade perto da linha de demarcação.

    Entenda as acusações pelas quais Hunter Biden foi condenado

    Tópicos