Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Celso Amorim se reúne com conselheiro de Segurança dos EUA

    Eleição na Venezuela deve ser um dos temas principais do encontro na Casa Branca

    Jussara SoaresTainá Falcãoda CNN Brasília

    O assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, se reúne na quarta-feira (17) com o conselheiro dos Segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan.

    O encontro terá com um dos temas principais a eleição na Venezuela, que acontece no próximo dia 28.

    Na conversa, previamente acordada, Amorim e Sullivan também devem abordar as guerras entre Israel e Hamas e entre Rússia e Ucrânia.

    A agenda na Casa Branca já estava marcada desde antes do atentado ao ex-presidente Donald Trump durante evento de campanha à presidência na
    Pensilvânia, no último sábado (13).

    De acordo com interlocutores do Planalto, as eleições nos Estados Unidos e o ataque contra Trump, embora não esteja na pauta, podem ser abordados de modo informal.

    Venezuela

    A situação na Venezuela é acompanhada com preocupação por Estados Unidos e Brasil. São 10 candidatos na disputa, incluindo o próprio presidente Nicolás Maduro, que procura a sua segunda reeleição e o terceiro mandato.

    Políticos do país sul-americano denunciaram prisões de integrantes da oposição, além de medidas do governo em relação às eleições. Além disso, a principal líder opositora está barrada de concorrer.

    Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse esperar eleições “tranquilas” e que quer a Venezuela de volta ao Mercosul “rapidamente”. A fala aconteceu durante discurso ao lado do presidente da Bolívia, Luis Arce, na terça-feira (9).

    “A normalização da vida politica venezuelana significa estabilidade para toda a América do Sul. Por isso, fazemos voto de que as eleições transcorram de forma tranquila e que o resultado seja reconhecido por todos”, disse Lula na ocasião.