Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quem é Usha Vance, esposa do candidato a vice de Trump

    Ex-advogada e assessora esteve ao lado do marido na campanha para senador pelo estado de Ohio

    Arit Johnda CNN

    JD Vance teve várias apresentações ao povo americano: como autor de um livro sobre os problemas da classe trabalhadora branca, como senador republicano recém-eleito em seu estado natal, Ohio, e, na segunda-feira (15), como o candidato de seu partido para vice-presidente.

    Sua esposa, Usha, esteve ao seu lado em todas essas ocasiões.

    Enquanto a delegação de Ohio gritava o nome de seu marido na convenção republicana em Milwaukee, Usha Vance ficou ao lado do senador de primeiro mandato e aplaudiu quando ele foi indicado por votação oral para ser o companheiro de chapa de Donald Trump.

    Semanas antes, a advogada e ex-assessora judicial admitiu que não estava “ansiosa” para reverter completamente a vida que ela e seu marido construíram juntos ou para enfrentar a atenção que isso geraria.

    “Eu não sei se alguém está realmente pronto para esse tipo de escrutínio”, ela disse à Fox News no mês passado durante uma entrevista conjunta com o senador em sua casa em Ohio. “Acho que achamos que a primeira campanha que fez foi um choque. Foi tão diferente de tudo que já fizemos antes. Mas foi uma aventura.”

    Ela acrescentou que estava aberta para ver como as coisas se desenrolariam.

    Agora, com JD Vance como indicado a vice-presidente na chapa de Trump, o casal embarca em uma jornada ainda maior do que a campanha ao Senado de 2022 em Ohio.

    A escolha de Trump pelo senador, que tem quase metade de sua idade e três filhos pequenos com sua esposa, injetou juventude na chapa, o que pode ser uma vantagem em um ciclo eleitoral marcado pela idade avançada dos candidatos dos dois principais partidos.

    No entanto, o senador, que está no cargo desde janeiro de 2023, provavelmente enfrentará perguntas tanto sobre sua falta de experiência política quanto sobre sua transição de crítico de Trump em 2016 a herdeiro do movimento MAGA. Se sua campanha ao Senado em 2022 servir de indicação, Usha Vance pode desempenhar um papel discreto, mas fundamental, ajudando a apresentá-lo ao público.

    “Às vezes as pessoas dizem que ele mudou muito, mas a verdade é que eu o conheço há tantos anos, e ele sempre foi fiel a si mesmo”, disse ela à Newsmax durante uma entrevista em 2022 com seu marido.

    Por anos, o senador descreveu sua esposa como uma parte essencial de seu sucesso, desde o tempo em que os dois frequentaram a faculdade de direito juntos na Universidade de Yale, onde Usha Vance também se formou summa cum laude com um diploma de bacharel.

    Em suas memórias de 2016, “Hillbilly Elegy”, JD Vance a descreveu como sua “guia espiritual de Yale”, ajudando-o a navegar pela vida na universidade de elite onde se conheceram.

    “Ela entendia instintivamente as perguntas que eu nem sabia que devia fazer e sempre me incentivava a buscar oportunidades que eu não sabia que existiam”, escreveu ele. Os dois se casaram em uma cerimônia interreligiosa em Kentucky em 2014 – a família de Usha Vance é hindu, enquanto seu marido se converteu ao catolicismo em 2019.

    Filha de imigrantes indianos, Usha Chilukuri cresceu em um subúrbio de San Diego. Após a faculdade – duas passagens por Yale e um mestrado em filosofia na Universidade de Cambridge – ela atuou como assessora de dois juízes da Suprema Corte dos EUA: Brett Kavanaugh, quando ele estava no Tribunal de Apelações dos EUA para o Circuito de Columbia, e o Chefe de Justiça John Roberts.

    Em 2015, ela começou como advogada no escritório de advocacia Munger, Tolles & Olson, com escritórios em Los Angeles, San Francisco e Washington, DC. Ela continuou trabalhando na firma entre os períodos de assessoria, onde – de acordo com uma versão arquivada de sua biografia profissional – lidou com “litígios civis complexos e apelações” em setores que incluíam “ensino superior, governo local, entretenimento e tecnologia, incluindo semicondutores.”

    A firma anunciou na segunda-feira que ela havia se demitido.

    “Usha nos informou que decidiu deixar a firma,” disse a empresa em um comunicado. “Usha foi uma excelente advogada e colega, e agradecemos por seus anos de trabalho e desejamos a ela o melhor em sua futura carreira.”

    Tópicos