Vice de Trump disse à CNN em 2016 que “definitivamente não” votaria nele nas eleições
Senador de Ohio, J.D. Vance, foi oficializado como candidato à vice-presidência para chapa do Partido Republicano nesta segunda-feira (15)
O candidato republicano à vice-presidência, J.D. Vance, disse à CNN em 2016 que “definitivamente não” votaria em Donald Trump nas eleições daquele ano.
“Não sei em quem vou votar. Definitivamente não vou votar em Trump porque acho que ele está projetando problemas muito complexos em vilões simples”, disse Vance.
“Mas, francamente, também não acho que vou votar em Hilary Clinton porque ela está muito desligada das pessoas com quem me importo muito e acho que a raiva deles contra o Partido Democrata é, francamente, muito legítima. ”, o republicano acrescentou.
O anúncio de Trump da escolha de vice-presidente nesta segunda-feira (15) culminou uma transformação dramática por parte de Vance – de uma voz-chave no movimento “Nunca Trump” a companheiro de chapa de Trump.
Embora o KFILE da CNN — a principal equipe de investigação para a geração social e móvel, tenha documentado muitas das críticas de Vance a Trump durante sua gestão em 2016 e no início de seu primeiro mandato na Casa Branca, o republicano de Ohio abraçou totalmente Trump em 2020 e mais tarde ganhou o endosso do ex-presidente em sua candidatura bem-sucedida ao senado dos EUA em 2022.
Em um declaração à CNN no mês passado, Vance citou os “muitos sucessos no cargo” de Trump por mudar de opinião sobre o ex-presidente.
“Estou orgulhoso de ser um dos seus mais fortes apoiantes no Senado hoje e farei tudo o que estiver ao meu alcance para garantir que o presidente Trump vença em novembro – a sobrevivência da América depende disso”, ele disse.
Quem é J.D. Vance?
J. D. Vance nasceu e foi criado em Middletown, em Ohio, uma cidade industrial.
Ele se alistou no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e serviu na Guerra do Iraque.
Vance se formou na Ohio State University e na Yale Law School, tendo escrito um livro best-seller, Hillbilly Elegy, que foi transformado em um filme da Netflix.
Um novato, o senador entrou no Congresso americano com a ajuda de Trump, cujo endosso o ajudou a vencer uma disputada corrida em 2022..
Vance criticou Trump em 2016 e, seis anos depois, Trump humilhou Vance publicamente, mesmo depois de endossá-lo na eleição de 2022.
Ainda assim, o senador é um fervoroso apoiador de Trump no Congresso e frequentemente vota alinhado com os interesses do ex-presidente.
Ele se opôs a um projeto de lei de ajuda à Ucrânia no início deste ano, adotando a crítica de Trump de fornecer mais ajuda. Vance também é próximo de Donald Trump Jr, filho do ex-presidente.
Veja as principais datas das eleições nos Estados Unidos em 2024