Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jussara Soares
    Blog

    Jussara Soares

    Em Brasília desde 2018, está sempre de olho nos bastidores do poder. Em seus 20 anos de estrada, passou por O Globo, Estadão, Época, Veja SP e UOL

    PL consulta TSE sobre vice de Ramagem e prepara convenção para o dia 22

    Evento para oficializar o ex-chefe da Abin na disputa pela prefeitura do Rio não deve contar com a presença de Bolsonaro

    O PL deve decidir nesta semana a vice do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro.

    A convenção para oficializar a candidatura do ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) está prevista para ocorrer no dia 22.

    Antes de bater o martelo sobre a chapa, no entanto, o partido fez uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para verificar se, em caso de escolha por uma vice mulher, de outra legenda, o recurso usado entra na cota de 30% do Fundo Eleitoral a ser aplicado pelo PL em candidaturas femininas.

    Se o PL optar por uma chapa puro-sangue, os nomes cotados são o da deputada federal Chris Tonietto e da deputada estadual Índia Armelau, que está no primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

    Mas partidos aliados também ofereceram opções para compor a chapa com Ramagem. O MDB pleiteia a vaga de vice para a ex-deputada federal Rosane Felix, que tem o apoio do ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis.

    Já o Republicanos briga pela vaga com a deputada estadual Tia Ju, que é evangélica e negra.

    Sem Bolsonaro

    Padrinho político de Ramagem, Jair Bolsonaro não deve comparecer à convenção do PL no Rio de Janeiro. O ex-presidente, no entanto, tem agendas ao lado de Ramagem na quinta e sexta-feira na cidade.

    À CNN, Bolsonaro reforçou o apoio à candidatura do ex-chefe da Abin, mesmo após relatório da Polícia Federal apontar a existência de um áudio “possivelmente gravado por Alexandre Ramagem”.

    O áudio seria de uma reunião, promovida em 2020, para tratar, segundo as investigações, de “supostas irregularidades cometidas pelos auditores da Receita Federal”.

    No encontro, estavam Bolsonaro, Ramagem, o general da reserva Augusto Heleno e uma “possivelmente advogada de Flávio Bolsonaro”. A Policia Federal ressalta que o objetivo era tentar anular investigação relacionada a Flávio.

    Segundo dirigentes do partido, Bolsonaro não sabia da gravação e não gostou de ter sido gravado sem a sua autorização.

    “Estarei no Rio de quinta a sábado da próxima semana. O Ramagem estará comigo”, afirmou.

    Tópicos