Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Koenigsegg Chimera, exclusivo do presidente da FIA, é a fusão de três carros

    Veículo tem transmissão do CC850 e turbos do Jesko para chegar aos 1.600 cv de potência

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    A Koenigsegg, montadora de supercarros sueca, recebeu um pedido especial vindo diretamente do atual presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Ben Sulayem. A ideia do executivo árabe demorou mais de dois anos para ser desenvolvida, já que envolve a fusão de três carros da montadora. Por isso, o veículo foi batizado de Agera RS Chimera.

    Inicialmente, Sulayem havia feito o pedido especial de um Koenigsegg Agera RS, carro que foi descontinuado em 2018. Mas durante a apresentação do CC850, em 2022, o presidente da FIA ficou impressionado com o sistema de transmissão do modelo e decidiu acrescentá-lo ao seu pedido.

    O CC850 estreou um novo tipo de câmbio, que é automático e manual ao mesmo tempo. O sistema batizado de Engage Shift System (ESS), assim como uma caixa automática, tem uma alavanca com as posições “Drive” e “R”, como nos carros automáticos. No modo Drive, o carro se comporta como um automático de nove marchas.

    Porém, o câmbio tem outras seis posições, referentes às marchas de um carro manual. Inclusive, há até uma embreagem para fazer a troca das marchas, todas simuladas pelo sistema ESS.

    Se não bastasse isso, o carro de Sulayem ainda ganharia o par de turbos do Jesko, que fazem a potência do V8 5.0 da Koenigsegg chegar aos 1.622 cv e 153 kgfm, quando abastecido com etanol E85 (com 15% de gasolina).

    O nome para essa criação foi um consenso. Tanto Sulayem, quanto um dos engenheiros da Koenigsegg tiveram a mesma ideia: Agera RS Chimera, em referência à criatura mitológica que reúne características de dois ou mais animais diferentes.

    Em entrevista ao youtuber Mr.JWW, um dos primeiros a conhecer o Chimera, Christian Koenigsegg, CEO e fundador da marca, revelou que esse foi um dos seus projetos mais difíceis. Segundo ele, o desafio maior foi unir tecnologias de diferentes épocas, saindo até mais caro do que desenvolver do zero.

    Agera RS Chimera
    Agera RS Chimera / Reprodução/YouTube

    Entre as adaptações, a equipe da Koenigsegg disse que precisou usar novos suportes para o motor, chicotes, softwares, controladores e até mesmo um novo sistema de infoentretenimento. A bateria também foi realocada e a suspensão foi toda redesenhada, com peças do Jesko e do Regera formando o chassi auxiliar e os elementos da suspensão, respectivamente.

    O CEO disse que aproveitou o pedido de Sulayem como um meio de testar a transmissão ESS. Logo, ele instalou um novo cooler para o sistema, algo que já estava sendo cogitado pela equipe de engenharia.

    Com o projeto bem próximo do fim, o presidente da FIA aproveitou para fazer só mais um pedido: adicionar borboletas no volante para a troca de marchas. Agora, para finalizar de vez o carro, faltam só pequenos ajustes, como acertar o ponto de embreagem.

    O preço dificilmente será divulgado, já que trata-se de um carro especial e único. Também não espere que versões de produção sejam disponibilizadas ao público. O máximo que pode acontecer é a montadora divulgar os números de desempenho quando o Agera RS Chimera estiver finalizado.

    BMW Concept Skytop une passado e futuro em design inspirado no Z

    Tópicos