Na Bolívia, Lula diz que tentativa de golpe é “imperdoável”
Presidente afirmou ainda que situação do país vizinho está pior que há 10 anos: “Imaginei que as coisas tivessem evoluído”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (8) que a tentativa de golpe na Bolívia é “imperdoável”. Ele chegou ao país vizinho nesta noite e cumprirá agendas oficiais na terça-feira (9).
Lula falou a jornalistas ao pousar na Bolívia. Disse ser “inimaginável” alguém acreditar que o golpe militar seja uma solução para problemas do país.
“É imperdoável a tentativa de golpe [na Bolívia]. Graças a Deus o povo boliviano garantiu a democracia e acho que a solidariedade internacional foi muito importante”, afirmou.
O petista disse ainda que imaginou que a situação da Bolívia estivesse melhor. “Às vezes eu fico triste porque faz 15 anos que eu não venho aqui e imaginei que as coisas tivessem evoluído, que o Brasil tivesse cuidado melhor de seus parceiros. Acho que a Bolívia de hoje está em uma situação mais difícil do que 10 anos atrás”, disse.
Na terça-feira (9), Lula terá duas reuniões com o presidente boliviano Luis Arce, uma bilateral e outra ampliada. Assinará atos de cooperação com o país, terá encontro com movimentos sociais e participará do encerramento do Foro Empresarial Bolívia-Brasil”.
O presidente retorna a Brasília na noite de terça-feira.