Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Segundo democrata da Câmara pede que Biden desista da corrida eleitoral

    Raúl Grijalva disse que parte da responsabilidade do presidente é saber quando deixar a disputa

    Owen DahlkampClare Foranda CNN

    O deputado democrata Raúl Grijalva, do Arizona, tornou-se o segundo democrata em exercício no Congresso a pedir ao presidente Joe Biden que abandone a corrida presidencial, de acordo com uma entrevista ao The New York Times.

    “Se ele for o candidato, vou apoiá-lo, mas acho que esta é uma oportunidade de procurar outro lugar”, disse Grijalva ao Times. “O que ele precisa fazer é assumir a responsabilidade de manter o cargo – e parte dessa responsabilidade é sair desta corrida.”

    Grijalva se junta ao deputado Lloyd Doggett do Texas como um dos dois democratas eleitos no Capitólio para pedir que Biden renuncie à chapa.

    Os comentários dos dois legisladores democratas marcam uma impressionante ruptura pública com o presidente por parte de membros do seu próprio partido e aumentam a pressão sobre Biden num momento crucial para a sua campanha, na sequência do seu fraco desempenho no debate presidencial da CNN.

    A CNN entrou em contato com o escritório de Grijalva para comentar.

    A CNN informou na quarta-feira (3) que Biden reconheceu em particular que os próximos dias são críticos para saber se ele conseguirá salvar sua candidatura à reeleição para presidente.

    Nos dias que se seguiram ao debate, vários democratas que concorrem em distritos competitivos expressaram o seu receio à campanha de Biden e à Casa Branca de que a permanência do presidente no topo da chapa não só prejudique as hipóteses do partido de manter a presidência, mas também o cobiçado objetivo de reconquistar a Câmara dos Representantes do controle do Partido Republicano.

    O presidente Joe Biden “absolutamente não” está considerando renunciar, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, na quarta-feira.

    “Ele entende que é justo que as pessoas façam essa pergunta”, disse Jean-Pierre, acrescentando que viu o presidente caminhando pela Ala Oeste antes de subir ao púlpito para a coletiva de imprensa, e que “ele parece ótimo”.

    Grijalva representa um distrito solidamente democrata no sul do Arizona, ao longo da fronteira entre os EUA e o México.

    O Arizona é um estado crucial para Biden em seu esforço de reeleição e uma disputa controversa está se desenrolando enquanto o deputado democrata Ruben Gallego e a republicana Kari Lake disputam uma cadeira no Senado que pode determinar se os democratas conseguirão manter sua maioria na Câmara.

    Tópicos