Prefeito de BH diz que está tratando câncer, mas mantém pré-candidatura
Eleito vice-prefeito em 2020, Fuad Noman assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte em março de 2022 após Alexandre Kalil (PSD) se afastar do cargo para disputar o governo estadual
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de 77 anos, anunciou nesta quinta-feira (4) que está em tratamento contra um câncer linfático. Apesar disso, ele afirmou que manterá sua pré-candidatura à reeleição.
“Durante alguns exames de rotina, que realizei recentemente, foi detectado um pequeno linfoma abdominal. Passei por um procedimento cirúrgico muito bem sucedido e dei início imediatamente ao tratamento”, disse, em um comunicado no X (antigo Twitter).
Além de se manter à frente da Prefeitura, Noman afirmou que continuará “sendo pré-candidato à reeleição, da mesma forma que planejei antes: trabalhando na prefeitura, ou como eu gosto de dizer, “prefeitando” de segunda a sexta, e fazendo campanha nos finais de semana”.
Segundo ele, a decisão de manter suas atividades foi tomada em conjunto com sua esposa, filhos e netos, sob aval do “excelente prognóstico de sucesso do meu tratamento” apresentado pelo médico responsável pelo tratamento.
“E digo a vocês, com muita tranquilidade e convicção: me sinto ainda mais forte para terminar as obras contra as enchentes e pensar o que mais será preciso fazer. Me sinto com mais energia para continuar cobrando das empresas de ônibus que melhorem o serviço para a população”, escreveu.
“Me sinto com mais vontade de buscar soluções para a saúde e para a educação, como é o caso da Super Emei que fizemos na área central de BH. Sabem por quê? Porque eu sou assim, um otimista com a vida, amo o que eu faço e não perdi e nunca irei perder a fé que eu tenho em Deus”, continuou.
O prefeito ainda falou sobre as consequências físicas do tratamento, antecipando que perderá pesos e o cabelo.
“Posso perder tudo isso, não tem nenhum problema. Porque uma coisa eu garanto que não vou perder: a alegria que tenho de trabalhar todos os dias, de ver os resultados do trabalho acontecendo e a vida das pessoas mudando. Não, isso eu não vou perder”, disse.
A informação foi veiculada primeiro pela Itatiaia.
Pacheco presta solidariedade
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota desejando uma rápida recuperação ao colega de partido.
“Presto minha solidariedade ao prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, e desejo a ele uma recuperação completa e célere em relação ao tratamento da doença. Neste momento, divido com os familiares, amigos e admiradores do prefeito a torcida pelo seu pronto restabelecimento para que ele continue o grande trabalho realizado na administração da capital mineira”, escreveu Pacheco.
Noman foi eleito vice-prefeito nas eleições de 2020, na chapa encabeçada por Alexandre Kalil (PSD). Tornou-se prefeito da capital mineira em março de 2022, quando Kalil se afastou do cargo para disputar o governo estadual.