Thais Herédia: Desarranjo nos preços de ativos financeiros provoca perdas
Analista de economia comenta discurso de Lula sobre não "jogar dinheiro fora" em relação aos ativos financeiros negociados no Brasil
A analista de economia Thais Herédia comentou durante o CNN PrimeTime desta quarta-feira (3) o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no lançamento do Plano Safra para agricultura familiar, no qual ele afirmou que “nesse governo não jogamos dinheiro fora”.
Segundo Herédia, o desarranjo nos preços dos ativos financeiros negociados no Brasil provoca perdas e é praticamente “jogar dinheiro fora”. Ela questionou o motivo pelo qual o presidente resolveu entrar nessa discussão que durou quase duas semanas, repetindo diariamente suas críticas. “Por que o presidente resolveu comprar essa briga que durou tantos dias, com ele repetindo dia após dia por quase duas semanas? É uma coisa que ele acredita”, afirmou.
A analista ressaltou que Lula não está falando nada de surpreendente, pois ele sempre expressou essas opiniões desde que entrou na vida pública. No entanto, segundo ela, o pragmatismo dele ao longo dos anos e a forma como conduziu seus governos anteriores foram diferentes.
A queda do dólar no mercado, que chegou a passar dos 2%, foi um movimento de forte correção, indicando que havia muito risco e menos fundamento econômico na direção que a moeda tomou nos últimos dias, de acordo com Herédia.
Calmaria pode ser ilusória
Apesar da diminuição de tom por parte do presidente Lula, Herédia afirmou que é importante não esperar que a situação perdure. “É importante que ninguém se iluda achando que o presidente passará a gostar da autonomia do Banco Central, das decisões da autoridade monetária ou de cortes de gastos”, disse.
No entanto, ela acredita que o objetivo de Lula não deve ser esse, mas sim realizar projetos importantes para o Brasil, como a reforma tributária e investimentos em energia. A analista sugeriu que o presidente deve parar de “comprar a briga errada” e focar em questões relevantes, como liderar investimentos e gerar segurança e confiança no país.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais
(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)