Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pedro Venceslau: Janja se consolida no PT, mas não mira cargo eletivo

    Primeira-dama tem se envolvido em campanhas do partido, mas sem perspectiva de disputar eleição por enquanto, de acordo com analista da CNN

    Da CNN São Paulo

    A primeira-dama Rosângela Silva, conhecida como Janja, tem se consolidado como uma voz importante dentro do PT, segundo avaliação do analista da CNN Pedro Venceslau. No entanto, ele afirma que ela não vislumbra a disputa de um cargo eletivo.

    Venceslau destacou, durante o CNN Arena (segunda a sexta, 18h) desta terça-feira (2), que Janja tem um histórico de militância no PT e é vista como uma espécie de voz do campo progressista dentro do Palácio do Planalto.

    Segundo ele, Janja tem rompido o silêncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de seu entorno e do próprio partido, dando “linha de referência da narrativa” a ser construída.

    Papel nas eleições

    Com Lula proibido de participar de eventos oficiais após 6 de julho devido à proximidade das eleições, Janja terá mais flexibilidade para viajar pelo país representando o presidente em eventos partidários e pré-campanha.

    “Em 2026, a Janja vai ocupar um papel muito importante na pré-campanha eventual de Lula à Presidência da República, mas também viajando o país”, previu Venceslau.

    Sem projeto de poder

    Apesar de sua crescente influência dentro do PT, o analista afirma que Janja não tem um “projeto de poder” semelhante ao da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que preside o PL Mulher e já foi cogitada para disputar cargos eletivos.

    “No caso da Janja, que eu saiba pelo menos, não existe uma estratégia político ou partidária de lançar a Janja para algum mandato eletivo, não pelo menos em 2026”, disse Venceslau.

    O especialista ressaltou que é mais provável que Janja continue como primeira-dama caso Lula concorra e vença as eleições presidenciais de 2026.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais

    (Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

    Tópicos