Rússia diz que destruiu cinco caças a jato ucranianos em campo de aviação
Ucrânia confirma ataque, mas nega que os estragos tenham sido da dimensão relatada pelo Kremlin
A Rússia disse nesta terça-feira (2) ter destruído cinco caças ucranianos SU-27 com mísseis Iskander-M e danificou mais dois no campo de aviação Myrhorod, na região central de Poltava, na Ucrânia.
A Ucrânia disse que houve um ataque no campo de aviação, mas que a Rússia estava exagerando nos danos causados. A Ucrânia não detalhou exatamente o que foi danificado.
O Ministério da Defesa da Rússia publicou imagens do ataque que mostravam fumaça e chamas subindo de um campo de aviação. Não disse quando aconteceu.
“Como resultado do ataque russo, cinco caças multifuncionais SU-27 ativos foram destruídos e dois foram danificados”, disse o ministério.
A Rússia tem como alvo os aeródromos ucranianos no momento em que Kiev se prepara para receber os primeiros F-16 projetados pelos EUA, que Moscou prometeu destruir.
Um oficial da força aérea ucraniana, Yuriy Ihnat, disse que houve um ataque em Myrhorod.
“Houve um ataque. Houve algumas perdas, mas não as que o inimigo afirma, afinal, eles sempre fizeram isso desde o início da invasão”, escreveu Ihnat em comunicado no Facebook na noite de segunda-feira (1).
Blogueiros militares ucranianos relataram que um drone de reconhecimento russo conseguiu sobrevoar o campo de aviação para ajudar a conduzir o ataque.
“Não há meios suficientes para destruir drones (de reconhecimento)”, disse Ihnat à Reuters nesta terça-feira, quando questionado sobre tais drones, que ele disse representarem uma “ameaça muito séria”.
“Ele voa e relata tudo em tempo real, então Iskander chega em alguns minutos. É óbvio”.