Joe Biden diz que “fará com que os muito ricos comecem a pagar cota justa”
Presidente sugeriu que Donald Trump estaria disposto a cortar programas como a previdência social
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse durante o debate presidencial da CNN nesta quinta-feira (27) que “fará os muito ricos começarem a pagar sua cota justa” para manter a Previdência Social “solvente”.
“Agora, todos que ganham menos de US$ 170 mil pagam 6% de sua renda, de seu salário. Milionários pagam 1%”, destacou.
“Eu não aumentaria o custo da Previdência Social para ninguém abaixo de US$ 400 mil. Depois disso, começo a fazer os ricos começarem a pagar sua cota justa, aumentando de 1% para poder garantir o programa para o resto da vida”, comentou o presidente.
Biden focou em declarações de Trump, sugerindo que ele estaria disposto a cortar programas como a Previdência Social e o Medicare, um projeto de saúde dos EUA.
Em uma entrevista à CNBC no mês passado, Trump disse: “Há muito que você pode fazer em termos de direitos, em termos de corte e também em termos de roubo e má gestão de direitos”. Biden respondeu no X: “Não no meu turno.”
Biden reiterou sua promessa de proteger a Previdência Social durante seu discurso do Estado da União neste ano.
“Muitos dos meus amigos republicanos querem colocar a Previdência Social na berlinda. Se alguém aqui tentar cortar a Previdência Social ou o Medicare ou aumentar a idade de aposentadoria, eu os impedirei”, alertou o democrata.
“Protegerei e fortalecerei a Previdência Social e farei com que os ricos paguem sua parte justa”, acrescentou.
Debate histórico
O debate da CNN entre Joe Biden e Donald Trump é o primeiro da disputa presidencial de 2024, revivendo o confronto entre o democrata e o republicano pela Casa Branca.
Em um evento histórico, esta é a primeira vez que um presidente em exercício e um ex-presidente debatem nos Estados Unidos.
O debate acontece nos estúdios da CNN em Atlanta, no estado da Geórgia.