Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: O que é preocupante no debate da CNN entre Biden e Trump

    O que vai se olhar com muito cuidado nesse confronto é o estado mental de cada um deles

    William Waack

    O debate entre Joe Biden e Donald Trump preocupa muito cada um dos candidatos. É altíssimo o risco para ambos — o risco de fornecer material destruidor que sirva para a campanha do outro, o que não é difícil de acontecer.

    Debates no mundo das redes sociais hoje não são mais embates entre dois seres humanos — os personagens políticos. O que realmente conta são os recortes de 15, 20, no máximo 30 segundos para serem “lacrados” nas redes sociais.

    Mas o debate entre Biden e Trump preocupa também o planeta inteiro. O que vai se olhar com muito cuidado nesse confronto é o estado mental de cada um deles. Biden sofre com a imagem de um ancião alquebrado e cansado. E Trump, com a imagem de um ancião desprovido de controle e escrúpulos — e confundindo-se em discursos também.

    Preocupa também o fato de que o debate é importante mesmo para um número muito pequeno de eleitores. Aqueles que são capazes de fazer uns seis entre os 50 estados penderem para um lado ou para o outro. E, portanto, decidir num colégio eleitoral quem será o presidente da que é ainda a principal potência econômica, militar e política do planeta, que enfrenta hoje um desafio doméstico ainda mais preocupante do que os desafios à sua capacidade de liderança do sistema internacional: o desafio de uma sociedade partida.

    Tópicos