Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Análise: o que esperar do debate da CNN entre Biden e Trump

    O confronto nesta quinta-feira (27) promete ser diferente do ocorrido em 2020, com um cenário político alterado nos EUA desde então

    Da CNN

    O aguardado debate entre os candidatos à presidência dos EUA Joe Biden e Donald Trump, será organizado e transmitido pela CNN nesta quinta-feira (27). Muito mudou no cenário político americano desde os confrontos presidenciais de 2020, o que pode ser um fator decisivo neste novo embate.

    Dois eventos importantes ocorreram desde os debates de 2020: a insurreição de 6 de janeiro de 2021, em que Trump é acusado de incitar, e a condenação do ex-presidente por falsificar registros contábeis no caso Hush Money. Biden pode pressionar Trump sobre esse último ponto.

    Uma pesquisa do Siena College Poll destacada pelo jornal The New York Times diz que a condenação de Trump por fraude no caso de suborno a uma atriz pornô não levou a grandes alterações da maneira como os eleitores decidem sobre seus candidatos.

    Pesquisa do Siena College Poll publicada pelo jornal The New York Times sobre o caso “Hush Money”, envolvendo o ex-presidente dos EUA Donald Trump / CNN

    Em outro acontecimento, em 2020, os eleitores buscavam um líder capaz de mantê-los afastados de crises, como a pandemia de Covid-19 e os protestos do movimento Black Lives Matter após o assassinato de George Floyd.

    A economia também era uma preocupação central, com altos níveis de desemprego no início da pandemia.

    Outra grande mudança desde 2020 foi a decisão da Suprema Corte sobre o aborto, que pode influenciar o voto de alguns grupos.

    Mudanças eleitorais e etárias

    A idade avançada dos candidatos continua sendo motivo de preocupação para parte do eleitorado – Biden, de 81 anos, é o presidente mais velho da história americana, e Trump, aos 78, seria o candidato mais idoso a assumir o cargo se vencer.

    Com tantas transformações no cenário, analistas apontam que as campanhas têm enfrentado dificuldades para se adaptar rapidamente às novas realidades e tendências do eleitorado americano.

    O confronto desta quinta-feira promete ser um dos mais relevantes e imprevisíveis da história recente dos EUA.

    Tópicos