Alemanha prende três homens por suspeita de espionagem contra cidadão ucraniano
Grupo estaria ligado serviço secreto estrangeiro não identificado
Promotores da Alemanha prenderam três estrangeiros – um ucraniano, um russo e um armênio – por suspeita de trabalhar para um serviço secreto estrangeiro não identificado, disse a Procuradoria Federal nesta sexta-feira (21).
As autoridades identificaram os três apenas como o ucraniano Robert A., o armênio Vardges I. e o russo Arman S..Segundo a investigação, eles haviam viajado para a Alemanha em nome de um serviço secreto estrangeiro para coletar informações sobre um ucraniano que estava no país.
Em 19 de junho, eles vigiaram um café em Frankfurt, onde a pessoa-alvo deveria estar, segundo o comunicado da promotoria.
As prisões foram outro caso em uma série de casos de espionagem que atingiram a Alemanha nos últimos meses.
Estes incluem um suposto plano de sabotagem russo em instalações militares dos EUA e um membro da equipe de um parlamentar da UE suspeito de espionar para a China, bem como três alemães que supostamente estavam entregando tecnologia sensível à China.
Um relatório desta semana do serviço de segurança doméstica da Alemanha disse que a Rússia tem se voltado cada vez mais para a chantagem e incentivos financeiros para contratar alemães para espioná-la após o golpe dado aos seus serviços de inteligência pela expulsão da Europa de cerca de 600 diplomatas russos. A Rússia já negou alegações alemãs de espionagem.