“A América Latina é a região de menor risco geopolítico hoje”, diz Oliver Stuenkel no podcast de Rubens Menin
Empresário recebeu analista de internacional para conversa sobre política externa e oportunidades para o Brasil
A posição estratégica do Brasil frente às crescentes tensões geopolíticas globais. Esta foi uma das principais discussões no episódio mais recente do podcast “Brasil, Uma Oportunidade” (clique aqui para ouvir).
O empresário Rubens Menin, recebeu Oliver Stuenkel, analista, pesquisador, consultor e professor especializado em relações internacionais. Durante a conversa, os dois falaram sobre questões cruciais sobre a política externa brasileira e os desafios no cenário internacional atual.
Um dos pontos centrais da discussão foi a necessidade de o Brasil manter uma postura neutra e equilibrada entre potências rivais como Estados Unidos e China. Stuenkel enfatizou a importância de não se alinhar de forma exclusiva a qualquer uma dessas potências, mas sim buscar uma política externa que promova relações comerciais e diplomáticas estáveis com os dois países. Isso é visto como fundamental para garantir a segurança e atratividade do Brasil como destino de investimentos internacionais.
“Um número sem precedentes de investidores da Europa, dos Estados Unidos e da China me procura e todos chegam com o mesmo papo de que precisam diversificar seus portfólios. Eles me dizem ‘o Leste Europeu me assusta, o Oriente Médio assusta, o Leste Asiático é muito instável'”, disse Stuenkel.
“Então, a América Latina é vista como um espaço para investimentos, principalmente o Brasil, devido ao tamanho de seu mercado e, apesar dos ruídos, o risco político relativamente baixo.”
Menin e Stuenkel ressaltaram a urgência de políticas públicas que abordem questões como mudanças climáticas e a fuga de talentos. Esses desafios não apenas representam ameaças, como também oferecem oportunidades para o Brasil se posicionar como uma potência agrícola e verde, capaz de atrair investimentos em setores de inovação e sustentabilidade.
Ainda durante o episódio, Menin e Stuenkel concordaram que o Brasil possui um potencial significativo para aproveitar as oportunidades no atual cenário geopolítico, desde que adote uma política externa coesa e proativa. A criação do Pix foi citado como um exemplo do potencial brasileiro na era digital e de inovação.
O podcast está disponível no Spotify, clique aqui e ouça: https://bit.ly/3VEBYO7