Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trump faz comício em cidade em que não cumpriu promessas enquanto presidente

    Durante seu mandato como presidente, Trump promoveu a inauguração de uma fábrica taiwanesa em Racine, no Wisconsin, que, segundo suas promessas, geraria milhares de empregos

    Gram Slatteryda Reuters

    Donald Trump fez um comício na cidade de Racine, no Wisconsin, na terça-feira (18), onde criticou a forma como o presidente Joe Biden, democrata, lida com a economia, mesmo enquanto uma importante fábrica local, na qual Trump lançou a primeira pedra há seis anos, provou ser um fracasso.

    Em 2018, o ex-presidente republicano esteve nesta cidade para celebrar o que se esperava ser um investimento de US$ 10 bilhões pelo grupo de tecnologia taiwanês Foxconn. Durante seu mandato de 2017 a 2021, Trump elogiou a instalação, projetada para produzir TVs, como um exemplo de como suas políticas “America First” revitalizaram a fabricação americana.

    No entanto, enquanto a Foxconn originalmente previa 13 mil novos empregos na fábrica, a empresa agora espera criar apenas cerca de 1.500 vagas. Campos vazios a oeste do centro de Racine, cercados por estradas vazias, servem como um símbolo local de promessas não cumpridas.

    A empresa, que não respondeu a um pedido de comentário, disse anteriormente que mudou seus planos devido a uma redução na demanda projetada para os produtos da fábrica.

    “Acho que as pessoas olham para isso como uma piada”, disse Nancy Anderson, uma professora aposentada de 67 anos, enquanto tomava café da manhã em um café local.

    Segundo a campanha do ex-presidente, Trump abordou, entre outros assuntos, os impactos da alta inflação sob o governo Biden nos moradores do Wisconsin.

    A estreia decepcionante da Foxconn abriu uma linha de ataque para democratas locais e nacionais que dizem que Trump não cumpriu suas promessas econômicas. Eles esperam que essa mensagem ressoe em Wisconsin, um dos poucos estados esperados para serem competitivos na eleição de 5 de novembro.

    Segundo uma média de pesquisas mantida pelo site de pesquisas FiveThirtyEight, Trump lidera Biden em Wisconsin por 0,2 pontos percentuais, apesar de ter perdido o estado em 2020.

    Os dois candidatos estão lutando por cada voto. Biden esteve em Racine no mês passado para anunciar a construção de um centro de dados da Microsoft no valor de US$ 3,3 bilhões em um local onde a Foxconn deveria construir parte de seu campus de fabricação.

    “A Foxconn acabou sendo apenas isso – um golpe”, disse Biden aos apoiadores no campus de Sturtevant da Gateway Technical College.

    Ainda assim, Trump tem uma base sólida de apoio, com muitos eleitores dispostos a deixar de lado a questão da Foxconn.

    Anthony Eckman, um jovem de 28 anos que está desempregado, disse que ficou desapontado quando uma vaga de armazém que ele planejava se candidatar na Foxconn não foi aberta.

    Mas ele disse que suas finanças pessoais pioraram sob a gestão de Biden, e ele provavelmente votará em Trump este ano, apesar de não ter votado na última eleição.

    “Eu gostaria que tivéssemos candidatos melhores este ano, mas Biden não mostrou sinais de melhorar este país na minha opinião”, disse Eckman. “Acho que vou votar em Trump este ano.”

    A campanha de Trump não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

    Racine fica cerca de 65 quilômetros ao sul de Milwaukee e é considerada politicamente competitiva mesmo pelos padrões de Wisconsin. Trump venceu o candidato democrata tanto em 2016 quanto em 2020 por cerca de 4 pontos percentuais, enquanto o ex-presidente democrata Barack Obama venceu o condado por uma margem estreita em 2008 e 2012.

    Na semana passada, Trump chamou Milwaukee, onde a Convenção Nacional Republicana ocorrerá no próximo mês, de “cidade horrível” durante uma reunião com republicanos na Câmara dos Representantes dos EUA.

    Sua campanha disse que ele estava se referindo a crimes violentos e supostos problemas de segurança eleitoral na cidade quando fez esse comentário.

    Tópicos