Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pedro Duran
    Blog

    Pedro Duran

    O pai do Benjamin passou pela TV Globo, CBN e UOL. Na CNN, já atuou em SP, Rio e Brasília e conta histórias das cidades e de quem vive nelas

    Datena tem 17 dias para se afastar da TV se for disputar eleição

    Agora oficializado pré-candidato, o apresentador precisa deixar o telejornal dentro do prazo que prevê a Justiça Eleitoral

    30 de junho. Esse é o prazo limite para apresentadores e comentaristas deixarem seus programas de TV e rádio se quiserem disputar as eleições. É nesse prazo que o apresentador José Luiz Datena tem que deixar o comando do jornal Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, e se manter afastado formalmente até o final das eleições.

    Caso contrário, Datena pode ser multado e até ter o registro de candidatura cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

    A regra está clara no artigo 43 da Resolução 23.610 do Tribunal Regional Eleitoral. “A partir de 30 de junho do ano da eleição, é vedado, ainda, às emissoras transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição da multa prevista no § 3º deste artigo e de cancelamento do registro da candidatura da beneficiária ou do beneficiário”, diz a norma.

    A data e as consequências foram confirmadas por quatro especialistas em direito eleitoral ouvidos pela CNN.

    Isso significa que entre a formalização da pré-candidatura, que ocorreu nesta quinta-feira (13), e o prazo máximo de afastamento, Datena teria exatos 17 dias para decidir se realmente será candidato a prefeito de São Paulo.

    O jornalista já desistiu de entrar para a política por meio de uma eleição em quatro outras oportunidades: 2016, 2018, 2020 e 2022. A ideia era justamente tentar ser prefeito ou Senador pelo estado. Mas foi abortada antes mesmo do prazo de afastamento da TV em todas as vezes.

    Oficializado nesta quinta-feira como pré-candidato de seu décimo primeiro partido, o PSDB, à prefeitura de São Paulo, o apresentador conseguiu reunir caciques tucanos na cerimônia de lançamento de sua investida eleitoral.

    No entanto, dentro do partido, há muito ceticismo sobre a real intenção de Datena concorrer, pelo histórico e pelos riscos de uma campanha e, especialmente, de uma eventual derrota.

    Antes de ser oficializado pré-candidato, José Luiz Datena já tinha flertado com outros dois agora rivais.

    Em um vídeo vazado em março do ano passado, Datena sugeria ser vice de Guilherme Boulos (PSOL) em um encontro com o deputado federal. Semanas atrás estava ao lado de Tabata Amaral (PSB), que o apresentava como vice em sua chapa.

    Tópicos