Congressistas dos EUA saltam de paraquedas na França no aniversário do Dia D
Local foi onde, 80 anos antes, mais de 150 mil soldados aliados invadiram as praias por mar e ar para expulsar as forças da Alemanha nazista
Os congressistas dos Estados Unidos da Câmara dos Representantes estão se preparando para um salto de paraquedas na Normandia, no norte da França, como parte da comemoração dos desembarques do Dia D de 1944, que levaram ao fim da Segunda Guerra Mundial.
O salto estava marcado para sexta-feira (7), informou a rede de notícias americana ABC.
Os legisladores gravaram vídeos dos preparativos no solo e nos aviões que sobrevoaram as praias da Normandia.
O local foi onde, 80 anos antes, mais de 150 mil soldados aliados invadiram a França por mar e ar para expulsar as forças da Alemanha nazista, desembarcando em cinco praias de codinome Omaha, Juno, Sword, Utah e Gold ou pelo céu.
Na quinta-feira (6), ocorreu uma série de grandes cerimônias com veteranos da Segunda Guerra Mundial e líderes mundiais.
Em um dos vídeos postados no X o republicano Rick McCormick, médico e ex-piloto da Marinha, disse: “Na Marinha, fui designado para a 101ª Aerotransportada, mas este é o momento mais ansioso que já estive para um salto. Muitos dos os heróis do Dia D eram apenas adolescentes pulando em uma zona de guerra, com equipamentos primitivos, à noite”.
O republicano Derrick Van Orden, um Navy Seal aposentado, a principal força de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos, gravou a chamada antes de embarcar no avião.
A rede americana ABC News disse que a viagem foi organizada pelos republicanos Mike Waltz e Jason Crow e que o grupo bipartidário deveria incluir 10 congressistas, todos eles veteranos, viajando para a França para homenagear e prestar homenagem aos EUA e às tropas aliadas.
Crow, que serviu na 82ª Divisão Aerotransportada do Exército e no 75º Regimento de Rangers, e Waltz deram um salto semelhante para o 75º aniversário.
Veja imagens antigas do “Dia D”
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”8348325″ title_galeria=”Veja imagens antigas do “Dia D”, que mudou rumo da Segunda Guerra Mundial”/]