Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Engenheira de 46 anos compete pela coroa de Miss Universo Equador

    Franquia mudou as regras e agora aceita mulheres com mais de 28 anos; argentina de 60 anos já havia sido coroada Miss Universo Buenos Aires

    Abel AlvaradoAna Maria Canizaresda CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='8379616' id_galeria='8379595' html_id_prefix='featured_' ]

    O Equador pode ter uma mulher de 46 anos representando a pequena nação andina no concurso de beleza Miss Universo ainda este ano.

    Yajaira Quizhpi, que representa a região de Sierra, está competindo pelo título nacional de Miss Universo Equador. Neste sábado (8), ela e outras 24 concorrentes disputarão a final do concurso em Machala, na província de El Oro. A vencedora representará o Equador no concurso Miss Universo no México em setembro.

    Quizhpi é a mulher mais velha na história do país a participar do concurso organizado pela franquia Miss Universo.

    “Eu me sinto orgulhosa de poder estar aqui. Quebramos barreiras e, como mulheres, podemos dar um passo à frente sem medo do que vão dizer,” ela disse à CNN en Español em uma entrevista em vídeo.

    Sua busca só se tornou realidade após a organização do Miss Universo mudar suas regras relacionadas à idade. Anteriormente, as concorrentes tinham que ter entre 18 e 28 anos. A partir de 2024, não há limite máximo de idade.

    “A experiência tem sido gratificante. Enriquecedora pessoalmente. Meu marido e meu filho me apoiaram. Meu marido foi a pessoa que me incentivou a me inscrever e fazer parte desta candidatura hoje,” acrescentou.

    Quizhpi é engenheira química, nascida em Azogues, na província de Cañar.

    Ela diz que suas companheiras de concurso a apoiaram e que o medo da crítica pode ser superado com determinação e amizade sincera.

    “Elas (outras concorrentes) me receberam com grande afeto, vi camaradagem, aprendemos umas com as outras, com experiências positivas e negativas. Agradeço às minhas colegas que sempre tiveram muito carinho por mim. Tem sido uma grande lição de vida”, disse.

    Quizhpi não é a única concorrente que não poderia ter participado antes das recentes mudanças nas regras do Miss Universo, introduzidas em 2023.

    Pela primeira vez em mais de 70 anos de história, a franquia autorizou a participação de mulheres casadas ou divorciadas, que deram à luz ou estão grávidas. Das 25 concorrentes ao Miss Universo Equador, sete participantes são mães; quatro delas são casadas e as outras três são divorciadas.

    A concorrente de 29 anos, Daysi Laman, que é divorciada e tem três filhos, diz que o concurso está fazendo grandes avanços e expressa apoio a Quizhpi.

    “Ela é uma das colegas mais experientes, não só por causa de sua idade. É uma mulher linda, um ser humano capaz e inteligente. Nos damos bem. Admiro (sua) coragem,” disse ela em uma chamada de vídeo.

    Outra participante, Carolina Cobo, de 29 anos, é mãe solteira de uma menina de sete anos. Ela diz que a beleza é subjetiva e que as novas regras do concurso estão ajudando a combater estigmas sociais.

    “Não devemos prender as mulheres à ideia de que, se têm uma certa idade, não podem mais fazer certas coisas ou porque são mães. Continuamos sendo mulheres com um sonho, com uma mensagem e uma intenção de vida,” disse Cobo em uma entrevista em vídeo, que representa a província de Pichincha.

    Esta não é a primeira vez na América Latina que a idade de uma concorrente de um concurso de beleza chama a atenção.

    Em abril, Alejandra Rodriguez ganhou manchetes em todo o mundo quando foi coroada Miss Buenos Aires, tornando-se a primeira sexagenária a vencer um concurso organizado pela franquia Miss Universo. Embora a participação de Rodriguez no Miss Universo tenha terminado em maio, quando não foi selecionada para representar a Argentina, ela disse à CNN que sua participação foi “o primeiro passo de uma mudança que está por vir”.

    A organização Miss Universo tem sido alvo de escrutínio nas últimas semanas, como empresa-mãe do Miss EUA. Em maio, Miss EUA e Miss Teen EUA renunciaram com poucos dias de diferença em meio a alegações de má gestão, toxicidade e condições que impactaram sua saúde mental.

    Mulher de 60 anos ganha Miss Universo Buenos Aires

    Tópicos