AMLO sobre Biden: será lembrado como o presidente que constrói pontes, não muros
Biden emitiu permissões presidenciais para a construção de três novas pontes fronteiriças, segundo comunicado
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (AMLO), e o dos Estados Unidos, Joe Biden, conversaram sobre ligação em uma chamada realizada na terça-feira (4).
Os governantes decidiram estreitar a colaboração para “gerir os fluxos migratórios na região e aumentar as ações de atenção às causas estruturais da migração na América Latina e no Caribe”. A ligação ocorreu no mesmo dia em que a Casa Branca anunciou uma ação executiva que contempla novas restrições ao asilo para imigrantes.
Segundo o comunicado, o presidente Biden ressaltou que emitiu permissões presidenciais para a construção de três novas pontes fronteiriças e que autorizou o início da construção do lado norte-americano da guarita Mesa de Otay II.
“O presidente López Obrador reconheceu que ‘entrará para a história como o presidente que não constrói muros, mas pontes'”, acrescentou.
Biden e AMLO também concordaram com uma reunião de alto nível entre representantes de ambos os países a ser realizada esta semana em Washington para tratar de questões de investimento, informou em um comunicado a Secretaria de Relações Exteriores.
O objetivo da reunião é “apresentar a funcionários e empresários norte-americanos o Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec e as oportunidades de investimento existentes”, entre outros assuntos, acrescentou a chancelaria. A representação do México será liderada pela secretária de Relações Exteriores, Alicia Bárcena, e pelo secretário da Marinha, José Rafael Ojeda Durán.
Segundo o comunicado, Biden expressou seu reconhecimento ao México pelas eleições deste domingo, “em que o povo mexicano elegeu a primeira mulher presidente do México”.