Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tainá Falcão
    Blog

    Tainá Falcão

    Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

    Em Brasília, Tarcísio busca acordo com Barroso sobre “liga e desliga” de câmeras policiais em SP

    Ministro pediu a Tarcísio que explicasse a função "liga e desliga" das câmeras em São Paulo

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), desembarca em Brasília, nesta terça-feira (4), para uma conversa pessoalmente com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, sobre o uso de câmeras corporais na polícia do estado.

    O edital para compra das novas câmeras será publicado no próximo dia 10.

    Na semana passada, Barroso pediu ao governador que explique a função “liga e desliga” das câmeras em São Paulo. As regras que darão maior autonomia aos policiais se diferenciam das diretrizes nacionais anunciadas pelo Ministério da Justiça.

    As normas do governo são mais rígidas e prevêem que o equipamento fique ligado praticamente o tempo inteiro com poucas exceções.

    O “meio termo” encontrado pela área jurídica do governo foi permitir que, por exemplo, os agentes possam desligar as gravações quando estiverem no intervalo das jornadas.

    O Ministério da Justiça está otimista de que a maioria dos estados vai aderir as diretrizes nacionais para terem acesso a recursos de um fundo de segurança pública que financiará o programa.

    Pandemia

    Tarcísio de Freitas ainda tem encontro com o ministro Luiz Fux, que no ano passado pediu explicações ao governador sobre a anistia de multas na pandemia.

    O “perdão” de Tarcísio livrou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem ele foi ministro, da penalidade. Há duas semanas, a PGR pediu que o Supremo derrube a decisão do governador.