Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tainá Falcão
    Blog

    Tainá Falcão

    Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

    Governo fala em “vitória de Pirro” da oposição em lei das saidinhas

    Ministros tratam a ofensiva da oposição utilizando uma expressão que remete a um ganho imediato, mas com prejuízos ao vencedor

    Após a ressaca provocada pela derrubada de uma série de vetos presidenciais, auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no governo têm minimizado o efeito prático da aplicabilidade da proibição de saidinhas temporárias.

    Nos bastidores, ministros tratam a ofensiva da oposição como uma “vitória de Pirro”, expressão que remete a um ganho imediato, mas com prejuízos ao vencedor.

    A explicação de interlocutores próximos ao presidente é de que a lei que, agora, proíbe a saída de presos do regime semiaberto — inclusive para visitar familiares — só terá validade para daqui a aproximadamente uma década.

    Isso porque a lei não poderá retroagir, segundo entendimento, inclusive, do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal. Ele decidiu que a restrição não vale para quem já tem direito adquirido ao julgar um caso específico de Minas Gerais.

    Na avaliação da área jurídica do governo, a decisão se estenderá a outros casos a partir de agora.