Masp estende nova bandeira LGBT+ em fachada durante Parada do Orgulho
28ª edição do evento acontece na Avenida Paulista neste domingo (2)
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) estendeu a bandeira da diversidade sexual e de gênero em sua fachada pela primeira vez na história para celebrar a 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo neste domingo (2).
A bandeira de mais de 70 metros, que pode ser vista por todos aqueles desfilando pela Avenida Paulista, possui o novo design do símbolo que, além de usar as tradicionais cores do arco-íris, também destaca grupos historicamente marginalizados.
O novo design foi criado e proposto pela designer ítalo-britânica Valentino Vecchietti, e passou a ser usado a partir de 2021 pela comunidade LGBTQIA+ do mundo todo.
Do lado esquerdo do arco-íris, um triângulo foi incluído. Nele, estão representados a bandeira das pessoas intersexuais (amarela com círculo no centro), das pessoas transexuais (azul, branco e cor-de-rosa), além das cores marrom e preto, que representam a questão racial.
28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo
Com início marcado para 10h, o desfile conta com 16 trios elétricos que, pela primeira vez, vão circular pelo lado ímpar da pista.
A Parada de São Paulo é considerada uma das maiores do mundo, tendo entrado no Guiness World Book (Livro Mundial dos Recordes) em 2006, com 2,5 milhões de pessoas.
O tema da Parada de São Paulo neste ano é “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo – Vote consciente por direitos da população LGBT+”.
A pedido dos organizadores, a população compareceu usando verde e amarelo, como forma de tentar resgatar os símbolos e cores da bandeira do Brasil, usados em manifestações da extrema-direita nos últimos anos.
*Com informações de Pedro N. Jordão, da CNN