Lira planeja definir em agosto seu candidato à sucessão
Líder do União Brasil, Elmar Nascimento, é o favorito do parlamentar, mas enfrenta resistência de Lula
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou a deputados aliados que pretende definir em agosto, no retorno do recesso parlamentar, seu favorito para a sucessão na Casa Legislativa.
Hoje, o favorito de Lira é o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), mas o presidente da Casa Legislativa tem ponderado que, até agosto, o parlamentar baiano precisa reduzir resistências ao seu nome.
Elmar tem o apoio do bloco do centrão, mas enfrenta resistências tanto na esquerda como na direita. O PT e o PL, por exemplo, duas das maiores bancadas federais, têm preferências por outros nomes.
Em conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Lira garantiu que não apoiará um nome que possa causar problemas ao Palácio do Planalto e que, por isso, ficou acordado que o petista teria um poder de veto na escolha.
Elmar, no segundo turno da disputa presidencial, fez críticas a Lula, o que gerou incômodo no presidente. Ainda assim, o líder do partido tem feito ofensivas por apoio tanto junto ao PT como junto ao PL.
O Palácio do Planalto não esconde, no entanto, preferência pelas candidaturas de Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Antônio Brito (PSD-BA). Os dois também têm simpatia por parlamentares de oposição.
O apoio de Lira, no entanto, é avaliado pelo governo federal como estratégico, já que o parlamentar conseguiu, em sua reeleição, com um placar histórico, de 464 votos.