Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    YouTube suspende canal da Alesp após parlamentar exibir vídeo negacionista

    Conteúdo veiculado era um documentário sobre a pandemia que continha "informações médicas incorretas”, segundo a empresa

    Anne Barbosada CNN , em São Paulo

    O YouTube suspendeu por sete dias o canal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) por causa da divulgação de “informações médicas incorretas”. A ação não tira o canal do ar, mas impede que a casa legislativa publique vídeos ou faça transmissões ao vivo.

    Segundo a Alesp, a notificação informa que o vídeo exibido na última segunda-feira (27), durante uma atividade organizada pelo parlamentar Douglas Garcia (Republicanos), viola as diretrizes da comunidade. Por meio de nota, a Assembleia Legislativa disse que já solicitou ao YouTube a reconsideração da medida.

    O documentário exibido pelo parlamentar se chama “Lockdown, uma história de desinformação e poder”. O trailer do filme, disponível na plataforma de vídeos, questiona as medidas de restrições adotadas durante a pandemia.

    O deputado Douglas Garcia, por meio de sua assessoria, lamentou que o YouTube “censure o canal da maior Assembleia Legislativa da América Latina”.

    “Não é a primeira vez que isso acontece. Até audiências públicas – cuja natureza é dar voz ao povo para que fale livremente diante dos parlamentares – já sofreram censuras por parte da plataforma. Exatamente por isso, eu já tinha protocolado um requerimento, que está na pauta da comissão dos direitos do consumidor de amanhã, para que um representante do YouTube venha até a Assembleia Legislativa explicar esses atos de censura”, diz a nota.

    A Alesp já havia recebido uma advertência, no ano passado, quando o mesmo deputado organizou um ato contra medidas sanitárias e vacinação. O tema era “Vacinação Compulsória”.

    Tópicos