Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Morre Deborah James, ativista que arrecadou milhões de libras contra o câncer

    Diagnosticada com câncer de intestino em 2016, ela iniciou uma campanha de arrecadação de fundos para investir no desenvolvimento de tratamentos contra a doença

    Luana Franzãoda CNN* , Em São Paulo

    A apresentadora, influenciadora e ativista Deborah James morreu aos 40 anos nesta terça-feira (28), de acordo com o anunciado pela família através das redes sociais. Ela foi diagnosticada com câncer de intestino em 2016, e recebia cuidados paliativos em casa desde maio deste ano.

    Segundo a publicação, ela morreu em sua residência, cercada pela família.

    “Somos incrivelmente orgulhosos de seu trabalho e compromisso com campanhas de caridade, arrecadação de fundos e esforços infindáveis para criar conscientização sobre o câncer que tocou muitas vidas”, escreveram no Instagram.

    “Agradecemos por nos dar um momento privado como família, e ansiamos por continuar o legado de Deborah por muito tempo no futuro.”

    O anúncio citou uma última mensagem deixada por Deborah, compartilhada com sua autorização, segundo os parentes: “Encontre uma vida que valha a pena aproveitar: tome riscos, ame profundamente, não tenha arrependimentos, e sempre tenha uma esperança rebelde”.

    Após o diagnóstico, James iniciou um blog, onde relatava sua experiência com o tratamento contra o câncer e sua jornada emocional. As publicações ganharam destaque, ela passou a escrever uma coluna para o jornal britânico The Sun. Com o sucesso dos escritos, ela partiu para o mundo dos podcasts, onde passou a apresentar o programa “You, Me and The Big C”, na rede BBC.

    Nos episódios, ela conversava com outras pessoas em tratamento contra o câncer, e dava conselhos para quem enfrenta a doença.

    A ativista iniciou o fundo de arrecadação “Bowelbabe Fund”, que recebeu o mesmo nome de sua página no Instagram. Atualmente, a campanha já arrecadou mais de 6 milhões de libras (cerca de 37 milhões de reais), usados para pesquisas de tratamentos personalizados contra o câncer.

    Em 9 de maio, ela compartilhou em suas redes que havia interrompido o tratamento ativo contra o câncer de intestino, e passaria a receber cuidados paliativos em sua casa. “Essa é a mensagem que eu nunca quis escrever. Tentamos de tudo, mas meu corpo simplesmente não está reagindo. Meu tratamento ativo foi interrompido e estou recebendo cuidados no fim da vida em casa, cercada pela minha família incrível e focada em não sentir dor e passar tempo com eles”, escreveu.

    Deborah recebeu o título de dama da realeza britânica em 13 de maio, durante uma visita do príncipe William em sua casa. Ela compartilhou que o herdeiro do trono pareceu “genuinamente interessado” em investimentos no avanço da oncologia. A distribuição desse tipo de honraria é anunciada pela Coroa no início de cada ano, mas pode ser atribuída em outros momentos em casos especiais.

    *Sob supervisão.

    Tópicos