“Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”: veja diferenças entre livro e filme
Terceiro capítulo da saga faz adaptações na história que acompanha o trio de bruxos que investiga a fuga de Sirius Black da prisão
Assim como qualquer adaptação de livros para o audiovisual a franquia de Harry Potter precisou sofrer algumas alterações na trama para fazer com que a linguagem se adapte ao formato, mesmo seguindo uma linha narrativa semelhante.
Em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” Harry, Ron e Hermione estão na adolescência e no terceiro ano letivo em Hogwarts. Na escola, passam a investigar o mistério de um prisioneiro que foge da prisão de bruxos, Sirius Black, que representa uma ameaça ao protagonista. Entenda as diferenças entre o livro e o filme desse capítulo da história.
Os Marotos
Apesar de ser brevemente abordada no longa através do Mapa do Maroto, entregue a Harry pelos irmãos Wesley — Fred e Jorge –, a história é mais longa na produção audiovisual.
Na narrativa os personagens que assinam como Srs. Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas são, na realidade, Remo Lupin, Pedro Pettigrew, Sirius Black e Tiago Potter. Faltam também os detalhes sobre as transformações de Lupin em lobisomem dentro da Casa dos Gritos, lugar considerado assombrado no mundo dos bruxos. Além disso, foi por conta dessas noites de lua cheia que esse grupo aprendeu a se transformar em animagos — forma que alguns bruxos conseguem se transformar em bichos sem as varinhas.
Copa de Quadribol
Na adaptação de “Prisioneiro de Azkaban” para os cinemas a Copa de Quadribol do terceiro ano de Harry Potter em Hogwarts não tem tanto destaque como na produção escrita. A única partida mostrada é um jogo da Grifinória contra a Lufa-Lufa — quando a vassoura do protagonista é destruída — não revelando o resultado da competição.
No livro, é descrito que este é o primeiro e o único ano em que o bruxo vence a Copa — juntamente com seu time da casa Grifinória. Nos anos seguintes, Harry não consegue participar do torneio por diversos motivos.
Fuga de Azkaban
A fuga de Sirius Black da prisão de Azkaban não é explicada no filme, sendo apenas anunciada na trama, sem mais elementos.
No longa, esse acontecimento é mais detalhado. Ele, que é um dos protagonistas da terceira parte da franquia, teve que se transformar em animago para escapar do cárcere, já que os dementadores não conseguem sentir animais da mesma forma que detectam humanos.
Apresentação de Cho Chang
Apesar de não aparecer no filme de “Prisioneiro de Azkaban”, a futura namorada de Cedrico e do próprio Harry Potter é apresentada no terceiro livro da franquia. Na história, Chang é apanhadora do time de quadribol da casa Corvinal e uma aluna popular em Hogwarts.
Ela enfrenta o bruxo em uma partida e disputa com ele o domínio do Pomo de Ouro. Entretanto, a vitória fica para Corvinal nessa parte do torneio. Já que no longa a disputa não aparece, Cho não é apresentada neste capítulo da narrativa.
Viagem no tempo
A regra mais importante desse tipo de magia é: não alterar nenhum detalhe de acontecimento do passado. Entretanto, diferentemente das cenas descritas no livro, o filme mostra uma cena em que Hermione joga uma pedra no trio composto por ela, Harry e Ron, para os tirar do jardim da casa de Hagrid a tempo.
Na narração feita por J. K. Rowling na produção escrita a dupla segue as regras à risca, não interferindo em momento algum enquanto assistem seu próprio passado.