Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com baixas temperaturas, prefeitura de SP distribui comida e cobertores a pessoas em situação de rua

    Animais companheiros dessa população também serão atendidos por veterinários

    Marien Ramosda CNN*

    A Prefeitura de São Paulo irá ativar a Operação Baixas Temperaturas (OBT) nesta segunda-feira (27) e instalar cerca de dez tendas de atendimento a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade.

    Os locais ficarão em pontos estratégicos e irão funcionar das 18h à 0h, oferecendo sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além de cobertores e assistência médica.

    Nas instalações também será possível obter um encaminhamento para serviços de acolhimento, com transporte até as redes socioassistenciais, com espaços para pernoite, banho, jantar e café da manhã.

    A ação ocorre sempre que os termômetros ou sensação térmica atingem 13°C, ou menos. A previsão é que São Paulo seja atingido por uma frente fria e provoque chuvas generalizadas, rajadas de vento e acentuado declínio das temperaturas nos próximos dias, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

    A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ciça Santos, afirmou em nota que “esse período de frio intenso exige mobilização e um trabalho vigoroso para o acolhimento das pessoas em situação de rua”.

    “A OBT é uma das operações mais importantes na preservação de vidas, e nós estamos preparados para oferecer e encaminhar todos os que quiserem e precisarem dos serviços de acolhimento da nossa rede socioassistencial”, acrescentou.

    Durante a operação, os animais companheiros das pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade também serão atendidos com hidratação e petiscos, além de serem examinados por veterinários.

    Vacinação e vermifugação, assim como o registro geral do animal (RGA) e microchipagem estarão disponíveis na ação.

    A operação faz parte do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, publicada a portaria intersecretarial 514/2024 no dia 30 de abril, com vigência até 31 de outubro de 2024.

    *Sob supervisão de Guilherme Niero

    Tópicos