Ucrânia pode ter enfrentado pior semana desde a queda de Mariupol
Avanço das tropas russas em Lysychansk ameaça soberania ucraniana em Luhansk
A defesa da Ucrânia de Lysychansk – a última cidade na região de Luhansk que ainda detém – tornou-se muito mais frágil.
Durante semanas, as forças russas vêm tentando destruir as posições defensivas ucranianas ao sul e leste da cidade, em um esforço para cercar e isolar as tropas ucranianas encarregadas de mantê-las.
Nos últimos dias, os russos avançaram em várias aldeias ao sul de Lysychansk, embora tenham sofrido perdas devido à artilharia ucraniana. De fato, os militares da Ucrânia alegam que alguns grupos táticos do batalhão da Rússia estão recuando para restaurar suas capacidades de combate.
O Instituto para o Estudo da Guerra, em sua última análise do campo de batalha, diz que o avanço no sul significa que os russos “podem ameaçar Lysychansk nos próximos dias, evitando uma difícil travessia através do rio Donets”.
Os assentamentos que as autoridades ucranianas confirmaram como perdidos na quarta-feira (22) estão todos na margem ocidental do rio Donets, a menos de 10 quilômetros da periferia sul da cidade.
“Os russos estão se aproximando de Lysychansk, entrincheirando-se em cidades próximas. A cidade está sendo bombardeada por aviões”, segundo Serhiy Hayday, chefe da administração militar regional de Luhansk.
Hayday reconheceu que está “difícil” na área ao sul de Lysychansk. “O inimigo entrou em Toshkivka, o que permitiu aumentar o poder de fogo em outros assentamentos.”
Ele afirmou que as forças russas estão entrincheiradas em várias aldeias ao sul da cidade, incluindo Ustynivka, Pidlisne e Myrna Dolyna. “Não é fácil para nossos soldados manterem a defesa”, admitiu.
Ao longo de sua campanha militar, a Rússia usou a tática de bombardeio intenso antes de tentar tomar território. Os comentários de Hayday sugerem que as defesas ucranianas em torno de Lysychansk começaram a sucumbir ao poder de fogo russo muito maior, após semanas de bombardeio.
As forças da Ucrânia continuam lutando nos arredores da cidade vizinha de Severodonetsk e em comunidades adjacentes – e se beneficiam de terrenos mais altos em Lysychansk.
Mas suas linhas de suprimento já comprometidas estão se tornando mais tênues, e a enorme magnitude do poder de fogo russo está esmagando as posições defensivas.
Os reveses sofridos nos últimos dias, após semanas de resistência, marcam provavelmente a semana mais difícil para a Ucrânia desde a rendição dos últimos defensores em Mariupol.
Os ataques perto de Lysychansk estão sendo realizados em conjunto com os esforços russos renovados para bloquear a estrada que vai a oeste de Bakhmut, uma linha crítica de comunicação para os ucranianos. Em alguns lugares, as forças russas estão a poucos quilômetros da rodovia.
A defesa ucraniana de Severodonetsk e Lysychansk consumiu o poder de fogo de muitas unidades russas e atrapalhou seus esforços para progredir na região vizinha de Donetsk.
No entanto, os russos ainda podem usar as reservas mantidas em áreas próximas do sudoeste da Rússia – enquanto algumas das melhores unidades da Ucrânia estão seriamente esgotadas por meses de uso de mísseis, foguetes, artilharia e ataques aéreos.
Mas se os ucranianos decidirem manter a resistência em torno de Lysychansk, provavelmente serão necessários substanciais esforços russos, possivelmente ao longo de semanas, para tomar a cidade. Até então, pode se assemelhar às cidades arrasadas de Severodonetsk, Popasna e Mariupol.