Waack: Política de governo e política eleitoral sob Bolsonaro são a mesma e uma única coisa
Aos convertidos do bolsonarismo, qualquer episódio negativo para o presidente é coisa dos outros, de algum esquema que não deixa o mito governar, cumprir promessas de todo tipo
No perfil de políticos como Jair Bolsonaro – o perfil populista –, o mito, o Messias, o líder nunca erra. Nem quando o homem que ele escolheu para cuidar de algo tão sagrado como a educação foi preso pela suspeita de cuidar de negócios da educação.
Nesse caso o que Bolsonaro faz, como qualquer populista, é manter distância de quem disse que poria a cara no fogo.
A questão agora é averiguar qual o dano que a prisão do ministro da Educação traz para uma campanha eleitoral que não está indo bem.
Política de governo e política eleitoral sob Bolsonaro são a mesma e uma única coisa.
Mas nem uma, nem outra está funcionando, enquanto o tempo corre para ele mais rápido do que para seu adversário principal, que está apenas assistindo Bolsonaro arder na fogueira.
Aos convertidos do bolsonarismo, qualquer episódio negativo para o presidente é coisa dos outros, de algum esquema que não deixa o mito governar, cumprir promessas de todo tipo. Portanto, Bolsonaro é vítima.
Para o resto do eleitorado, esse tipo de vitimização costuma trazer poucos votos. O presidente está perdendo as chances de se reeleger.