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    Chineses adotam táticas incomuns para vender imóveis em meio à crise imobiliária

    Colapso nas vendas do setor acelerou desde que a chinesa Evergrande deixou de pagar sua dívida no ano passado, à medida que economia desacelerou

    Laura Hedo CNN Business

    Alguns promotores imobiliários chineses estão se esforçando ao máximo para atrair compradores em meio à crise imobiliária na China.

    Desde aceitar grãos ou alho como parte do pagamento, até oferecer porcos vivos como incentivo aos compradores, as táticas de venda incomuns sublinham o terrível estado do vasto setor imobiliário da China. Um colapso nas vendas acelerou desde que o desenvolvedor Evergrande deixou de pagar sua dívida no ano passado, à medida que a economia desacelerou.

    A Central China Real Estate, a maior incorporadora da província central de Henan, disse em um anúncio recente que aceitará pagamentos iniciais de trigo para casas no condado de Minquan.

    O anúncio foi postado na conta oficial do WeChat da empresa esta semana. Os compradores podem usar o grão para compensar até 160.000 yuans (quase US$ 24.000) de seu pagamento inicial. As novas casas que a empresa está oferecendo são vendidas por entre US$ 100.000 e US$ 124.000, de acordo com a Leju Holdings, fornecedora de serviços imobiliários.

    Anúncio da Central China Real Estate oferece entrada em trigo para casas no condado de Minquan, província de Henan
    Anúncio da Central China Real Estate oferece entrada em trigo para casas no condado de Minquan, província de Henan / Reprodução

    O trigo não é o único item básico da despensa que faz parte da campanha de promoção do desenvolvedor.

    Em um anúncio separado no mês passado, a empresa disse que estava disposta a aceitar alho como entrada para um projeto residencial no condado de Qi, na província de Henan. Uma forma muito incomum para estimular a venda de imóveis em meio à crise imobiliára na China.

    “Por ocasião da nova temporada de alho, a empresa tomou uma decisão resoluta de beneficiar os produtores de alho no condado de Qi”, disse a empresa em um post no WeChat no final do mês passado. “Estamos ajudando os agricultores com amor e facilitando a compra de casas”, acrescentou.

    A província de Henan é um importante centro de produção na China de trigo e alho.

    Anúncio da Central China Real Estate diz que aceita alho como entrada para casas no condado de Qi, província de Henan
    Anúncio da Central China Real Estate diz que aceita alho como entrada para casas no condado de Qi, província de Henan / Reprodução

    A Central China Real Estate não respondeu a um pedido de comentário e excluiu seu anúncio de trigo do WeChat na quarta-feira. A campanha foi amplamente divulgada na mídia chinesa e foi tendência nas mídias sociais.

    “Esta é uma prova concreta de quão fraca é a demanda por habitação”, disse um usuário do Weibo na terça-feira.

    A crise imobiliária na China avança cada vez mais, atingido por uma economia em desaceleração, restrições rigorosas devido à Covid-19 e uma crise da dívida que está se espalhando entre os desenvolvedores.

    As vendas de imóveis caíram 31,5% de janeiro a maio, acelerando em relação à queda de 21% registrada nos primeiros quatro meses deste ano, mostraram dados oficiais na semana passada.

    Uma pesquisa recente da China Real Estate Information, uma empresa de pesquisa privada, indicou que as vendas das 100 maiores incorporadoras do país caíram 59% em maio em relação ao ano anterior.

    As autoridades intensificaram os esforços para reavivar as vendas de casas, reduzindo as taxas de hipoteca e facilitando as regras sobre a compra de casas.

    Enquanto isso, mais desenvolvedores estão criando maneiras criativas de estimular as vendas.

    A Poly Real Estate, uma das maiores incorporadoras do país, disse que presentearia os compradores com um porco de 100 quilos se eles comprarem uma casa em seu projeto residencial na cidade de Lianyungang, no leste da província de Jiangsu. A empresa ainda se ofereceu para abater o porco para os clientes.

    Poly Real Estate diz em anúncio que ofereceria aos compradores de casas um porco de 200 gatos para um projeto na província de Jiangsu
    Poly Real Estate diz em anúncio que ofereceria aos compradores de casas um porco de 200 gatos para um projeto na província de Jiangsu / Reprodução

    “Compre uma casa e ganhe um porco ‘Peppa’ de 200 cattys. Tenha uma boa vida em uma parada”, dizia o anúncio, publicado na conta WeChat da empresa na semana passada, usando o popular personagem de desenho animado britânico para se referir ao porco.

    Um “catty” é uma unidade de peso tradicional chinesa e equivale a 500 gramas. Um porco de 200 cattys vale cerca de 1.630 yuans (US$ 242), com base nos últimos dados de preços do governo. As casas do projeto custam entre US$ 184.000 e US$ 260.000, segundo dados de Leju.

    A Poly Real Estate não respondeu a um pedido de comentário.

    A carne suína é a carne essencial na China, e o país produz e consome mais carne suína do mundo.

     

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