Governo empurra para próxima semana definição sobre taxar “blusinhas”
Lira ainda aguarda conversa com Lula para colocar projeto em votação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou a São Paulo, nesta sexta-feira (26), sem ter conversado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sobre o projeto que acaba com a isenção para compras de até US$ 50 em sites internacionais.
A expectativa é de que os dois possam se encontrar, na próxima semana, já que Lira decidiu convocar sessão a partir de segunda-feira (27).
A avaliação do relator da proposta, Átila Lira (PP-MA), é de que o caminho mais adequado para chegar a um meio-termo seria reduzir a alíquota do imposto previsto para a taxação das compras.
Atualmente, o texto prevê 60% de taxa sobre os produtos importados, mas a sugestão discutida com líderes do governo, na quarta-feira (22), diminui o percentual para até 47%.
A CNN mostrou que PT e PL se uniram contra a taxação. Tanto Lula quanto Bolsonaro fizeram chegar às bancadas que a ordem é para derrubar a medida, considerada impopular em ano eleitoral.
Lira chegou a ironizar o “casamento” inusitado de governo e oposição na última reunião de líderes, na terça-feira (21). Apesar do anúncio do acordo, Lira alertou que ainda conta com votos dissidentes nas duas bancadas.
Nas demais legendas, o tema segue em aberto. A percepção de líderes partidários consultados pela CNN é de que nesta semana, sem acordo, a proposta teria grande chance de ser derrotada em plenário.
Agora, o entusiasmo desses líderes é com uma emenda apresentada pelo Novo, que prevê isenção também às compras de varejistas nacionais.
A Fazenda prevê um trabalho extra junto à Lira para evitar acordo sobre a nova proposta, que significaria menos arrecadação para o governo.
Até agora, o ministro Fernando Haddad adotou discurso alinhado ao Palácio do Planalto, de que é contra taxar os sites internacionais.
Aliados do ministro, porém, confirmam sob reserva que Fernando Haddad tem feito um trabalho de bastidor para que o varejo brasileiro amplifique o discurso a favor da proposta.