Chuvas no RS: passarelas provisórias montadas em rio são levadas pela água
Novas chuvas provocaram cheia e correnteza no Rio Forqueta
Em decorrência das fortes chuvas que caem desde ontem (23), no Vale do Taquari, as águas do Rio Forqueta voltaram a ter o nível elevado e as duas pontes flutuantes montadas de forma provisória pelo Exército foram levadas pela água, permanecendo apenas alguns poucos resquícios.
As estruturas ligavam o município de Lajeado e Arroio do Meio, após a queda de estruturas permanentes devido às chuvas do início deste mês.
Há um fluxo grande de pessoas que residem numa cidade a trabalham no município vizinho.
Ainda não há previsão da reconstrução de ambas as passarelas, porque o nível do rio permanece em alta e há correnteza pelo local.
Atualmente, o único acesso possível entre as cidades é passando pelo município de Colinas. Esse trajeto dura cerca de 1h30 por meio terrestre, pela BR-386, que está com movimentação intensa de veículos.
A Universidade do Vale do Taquari calcula que a região gaúcha recebeu mais de 580 mm de chuva no mês de maio até o momento, um recorde histórico.
Cidades vizinhas em risco
A defesa civil fez um alerta para risco de deslizamentos na região central de Cruzeiro do Sul, também no Vale do Taquari. A região já está sendo evacuado, pois há rachaduras visíveis no asfalto.
Em Muçum, outro município das proximidades, o nível do Rio Taquari subiu 1 metro em cerca de 15 horas.