Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Petrobras deve trocar toda a diretoria em breve, dizem fontes

    A troca da diretoria —e não apenas do presidente da companhia— é um pleito do governo federal e dos políticos aliados

    Raquel Landimda CNN

    O futuro presidente da Petrobras, Caio Mario Paes de Andrade, deve trocar toda a diretoria da estatal, disseram à CNN duas fontes envolvidas diretamente no assunto.

    A troca da diretoria —e não apenas do presidente da companhia— é um pleito do governo federal e dos políticos aliados. Segundo as fontes, o objetivo é facilitar a alteração da política de preços dos combustíveis, espaçando mais os reajustes, e garantir influência aos partidos dentro da empresa.

    Indicado pelo governo federal, Paes de Andrade pode assumir o comando da Petrobras em poucos dias. Está faltando apenas a aprovação do seu nome pelo comitê de elegibilidade para que o conselho de administração convoque uma reunião extraordinária e o nomeie membro do colegiado e presidente-executivo.

    A troca mais rápida é possível graças à renúncia nesta manhã de José Mauro Ferreira Coelho, que ocupava a presidência e era membro do conselho de administração. Por conta da renúncia, o estatuto permite que Andrade seja eleito como parte do colegiado e, em seguida, como presidente-executivo, independente da realização da assembleia de acionistas.

    Enquanto se desenrolam os trâmites finais, o conselho de administração indicou interinamente Fernando Borges, então diretor de produção, para o comando da estatal.

    Tópicos