Fortes chuvas, inundações e raios deixam dezenas de mortos na Índia e Bangladesh
De acordo com autoridades, pelo menos 52 pessoas morreram
Pelo menos 52 pessoas morreram em deslizamentos de terra, relâmpagos e inundações na Índia e Bangladesh na semana passada, segundo autoridades de ambos os países.
O nordeste da Índia e o norte de Bangladesh foram particularmente atingidos pelo clima severo, que provocou algumas das piores inundações na região em anos e deixou algumas cidades isoladas.
Um raio matou 17 pessoas no sábado (18) no estado de Bihar, no nordeste da Índia, de acordo com ministro Nitish Kumar.
No estado de Meghalaya, que faz fronteira com Bangladesh ao sul, pelo menos 24 pessoas morreram desde 9 de junho e três estão desaparecidas, de acordo com R. Lyngdoh, um alto funcionário da Autoridade Estadual de Gerenciamento de Desastres de Meghalaya.
Mais de 633 mil pessoas foram afetadas pelas inundações, e a Autoridade de Gerenciamento de Desastres do estado realizará lançamentos aéreos de produtos essenciais para certos distritos que estão isolados por estradas, acrescentou Lyngdoh.
No estado vizinho de Assam, pelo menos nove pessoas morreram e oito pessoas estavam desaparecidas na noite de domingo (19), de acordo com a autoridade estadual de gestão de desastres, que está operando 1.147 campos de ajuda que abrigam 186.424 deslocados.
Em Bangladesh, as inundações submergiram estradas e rodovias e isolaram distritos inteiros do resto do país.
Enamur Rahman, ministro de Estado do Ministério de Gestão de Desastres do país, disse à CNN no domingo que pelo menos duas pessoas morreram devido às inundações. Relatórios de agências de notícias sugerem que o número é muito maior, no entanto, com a Reuters relatando 25 mortes no fim de semana, citando autoridades locais.
A falta de serviços de telecomunicações dificultou a avaliação completa da extensão dos danos, particularmente nos distritos mais atingidos de Sylhet e Sunamganj, disse Rahman.
Cerca de 90% de Sunamganj estava debaixo d’água e quase totalmente isolado do resto de Bangladesh no domingo, acrescentou.
A agência de notícias Bangladesh Sangbad Sangstha (BSS) informou no sábado que quase seis milhões de pessoas foram deslocadas devido às inundações.
Autoridades disseram que milhões estavam recebendo comida e abrigo em campos temporários de ajuda humanitária.
“Estávamos tendo problemas para estabelecer comunicação com alguns distritos, mas agora estamos em contato com todos. Nosso principal problema agora é a falta de água potável e comida, mas estamos providenciando (alguns) e tentando transportá-los usando helicópteros”, disse Muhammad Mosharrof Hossain, um alto funcionário da divisão Sylhet de Bangladesh, uma das áreas mais afetadas.
Cerca de 300 mil pessoas estão atualmente em abrigos nesta segunda-feira (20), acrescentou Hossain.