Kia EV3: rival do Volvo EX30 e do BYD Yuan Plus é revelado
Novo SUV compacto elétrico da fabricante sul-coreana tem design moderno e muita tecnologia
A Kia revelou o novo EV3, o SUV elétrico compacto que completa a família composta pelo EV9 e pelo hatch EV6. O novato combina design arrojado e novos recursos inovadores para se destacar no meio de rivais como Volvo EX30, Peugeot e2008, Renault Megane E-Tech e BYD Yuan Plus.
O Kia EV3 chega primeiro na Europa, mas deverá ser confirmado em breve para o Brasil. Criado na nova linguagem de design da Kia, chamada ‘Opposites United‘ (Opostos unidos), o carro tem muito do SUV grande EV9, mas com dimensões mais compactas. O novo modelo mede 4.300 mm de comprimento, 1.850 mm de largura, 1.560 mm de altura e tem um entre-eixos de 2.680 mm.
O novo EV3 tem motor elétrico de última geração com tração dianteira baseado na plataforma modular global elétrica (E-GMP), utilizando a tecnologia de bateria de quarta geração da Kia.
O versão Standard é oferecida exclusivamente com uma bateria de 58,3 kWh, enquanto a variante Long Range vem equipada com uma bateria de 81,4 kWh.
Ambos modelos utilizam um motor elétrico de 203 cv e 283 Nm de torque, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. A velocidade máxima do EV3 é de 170 km/h. De acordo com a fabricante, tem autonomia superior a 600 km no padrão WLTP. No Brasil, o sistema do Inmetro é bem menor do que esse.
O carro conta ainda com eDTVC (Electric Dynamic Torque Vectoring Control). Esse sistema otimiza a distribuição de torque entre as rodas para garantir uma dirigibilidade precisa e segura em diversas condições de estrada.
Visual
No design, o EV3 exibe faróis verticais posicionados nas extremidades e uma grande área central limpa. Essa solução cria uma sensação de grande volume, com grafismos diferenciados e uma aparência “musculosa” que harmoniza com toda a carroceria.
A grade “Nariz de Tigre” da Kia ganhou uma nova interpretação, que incorpora o conceito de iluminação “Star Map” mais recente da marca. Dispostas verticalmente, as luzes diurnas (DRLs) enfatizam ainda mais o design “Nariz de Tigre” para projetar um caráter altamente confiante.
Tecnologia no interior
Na parte de dentro, o modelo ostenta um console central com uma mesa deslizante e área de armazenamento. A área inferior pode comportar bebidas, lanches e até mochilas pequenas, enquanto itens eletrônicos pessoais – como laptops e tablets – podem ser colocados na mesa quando o veículo está parado.
O carro tem uma tela de quase 30 polegadas, que inclui painel de 12,3 polegadas, um painel de ar-condicionado de cinco polegadas e outra tela AVN de 12,3 polegadas – incluindo operação por toque da funcionalidade do controle climático, gráficos claros e informações intuitivas ao motorista.
O usuário também pode personalizar o sistema de infoentretenimento com as cores, gráficos e animações de seus times favoritos da NBA, a liga de basquete americana – os brasileiros provavelmente adorariam ter essa opção atualizada para times de futebol do país quando o carro chegar aqui.
A tela também se estende até o centro do painel, dando ao passageiro do banco da frente acesso a recursos de entretenimento e navegação. Uma fileira contínua de botões abaixo da tela central opera diversas funções, como mapeamento, mídia e configuração do sistema do veículo.
O modelo tem porta-malas dianteiro de 25 litros e uma capacidade de carga traseira de 460 litros, um ótimo volume para um SUV compacto. O compartimento de bagagem ajustável de duas camadas oferece mais de 140 mm de flexibilidade de altura de carga.
Novidades e inovações
O Kia EV3 é o primeiro SUV elétrico compacto da marca a oferecer carregamento V2L (Vehicle-to-Load), permitindo que os ocupantes alimentem dispositivos externos como laptops, geladeiras pequenas, cafeteiras ou secadores de cabelo com a energia da bateria do veículo.
Além disso, o EV3 é o primeiro modelo da Kia a contar com a tecnologia de assistente de inteligência artificial, que oferece aos ocupantes novas maneiras de interagir com os recursos do veículo. O sistema consegue entender contextos complexos por meio de uma linguagem natural.