Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Crítica: “Spiderhead” é um nome ruim para um filme não muito melhor

    Novo filme da Netflix é mais um presente para o departamento de marketing da plataforma de streaming do que para os espectadores

    Brian Lowryda CNN

    “Spiderhead” foi feito para “promos”. Chris Hemsworth! Miles Teller! O diretor de “Top Gun: Maverick!” Os escritores de “Deadpool!”.

    Produzido para a Netflix, é outro conceito de ficção científica ambientado cerca de 10 minutos no futuro, embora sua tagarelice tecnológica sobre a manipulação do cérebro não ajude a vender o que está na tela.

    Adaptado de um conto da “New Yorker”, a premissa envolve uma penitenciária de um futuro próximo que não precisa de grades, já que os presos são controlados e recebem o controle do local em troca de usar dispositivos implantados cirurgicamente que permitem que seus guardiões os controlem drogas que alteram a mente.

    Ainda assim, torna-se dolorosamente claro quase imediatamente que o proprietário da instalação, Steve (Hemsworth, cujo físico “Thor” está efetivamente escondido pelas roupas), está usando essa inovação da era espacial para experimentar nos presos, empregando todas as suas ferramentas para convencê-los a “honrar nosso acordo” e acreditar que este sistema foi feito para seu benefício.

    Não é, e lentamente a gente vê Steve os transformando em cobaias humanas, pois ele parece estar buscando situações para aplicar essa tecnologia no mundo real, para além da prisão.

    Enquanto isso, um vínculo mais convencional começa a se formar entre dois dos presos, Jeff (Teller), que parece ser um dos assuntos favoritos de Steve; e Lizzy (Jurnee Smollett), que como Jeff está cuidando das cicatrizes do mundo exterior.

    O diretor Joseph Kosinski teve tempo enquanto “Maverick” ainda não era lançado – o filme levou dois anos para chegar aos cinemas, por conta da pandemia -,  para sair e dirigir este filme relativamente pequeno, quase claustrofóbico.

    Para a Netflix, a sedutora mistura de elementos em “Spiderhead” – um título realmente ruim, aliás – provavelmente é suficiente para colocar o filme em seu nível mais popular, que certamente pode ser saudado como algum tipo de vitória pelos critérios que o serviço usa para manter a pontuação.

    Ainda assim, é mais um presente para o departamento de marketing da Netflix do que para os espectadores da plataforma. Porque este é um daqueles filmes que se esquece quase logo que termina, e que nem precisa de nenhuma intervenção química para apagar a memória.

    “Spiderhead” já está disponível na plataforma de streaming.

    Tópicos