Atriz Ilka Soares morre de câncer no Rio de Janeiro, aos 89 anos
Neto da atriz, o estilista Thomaz Azulay confirmou a morte da avó por meio das mídias sociais; ela estava internada havia dez dias em uma clínica na Zona Sul da cidade
A atriz Ilka Soares, de 89 anos, morreu na manhã deste sábado (18) na clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela estava internada havia dez dias e passava por um tratamento contra um câncer no pulmão. Ilka completaria 90 anos nesta segunda-feira (20).
A confirmação foi feita pelo neto da atriz, o estilista Thomaz Azulay, por meio das redes sociais.
“É com tristeza e paz que a família comunica o falecimento da nossa mãe, avó, bisavó e estrela maior Ilka Soares”, escreveu na publicação. “Vovó Ilka, a sempre enorme, agora a maior estrela da minha constelação.”
Segundo as informações do portal Memória Globo, Ilka Hack Soares é filha de Elísio Soares, que trabalhava em uma farmácia, e da dona de casa Orminda Hack, de origem alemã. Nascida no Rio de Janeiro, a atriz estreou no cinema aos 17 anos ao lado de Mário Brasini no filme “Iracema” (1949), inspirado na obra de José de Alencar.
Ela foi casada com o ator Anselmo Duarte e, ao lado dele, atuou em longas como “Maior que o Ódio” (1951), de José Carlos Burle, “Carnaval em Marte” (1955), de Watson Macedo, e “Depois eu Conto” (1956). O segundo casamento da artista foi com o ex-diretor-geral da Globo Walter Clark.
Em 1966, estreou na TV Globo. O início da carreira como atriz em telenovelas da emissora ocorreu em 1971, em “O Cafona”, de Braúlio Pedroso. Além disso, também participou de novelas como “Bandeira 2”, de Dias Gomes, “Anjo Mau”, escrita por Cassiano Gabus Mendes e, em 1977, representou a Celeste na telenovela “Locomotivas”, papel de maior sucesso e a primeira trama das sete a ser exibida em cores.
O corpo da atriz Ilka Soares será velado neste domingo (19), a partir das 11h, na capela 2 do Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, na cidade do Rio. Às 14h30, o corpo será levado para a cremação. Toda a cerimônia será restrita à família.
*Sob supervisão de Fernanda Soares e informações de Isabelle Resende