Presidente da Colômbia ordena abertura de embaixada na Cisjordânia, diz ministro
Isso acontece após país romper laços diplomático com Israel
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, ordenou a abertura de uma embaixada na cidade de Ramallah, no território palestino da Cisjordânia, disse o ministro das Relações Exteriores colombiano, Luis Gilberto Murillo, a jornalistas nesta quarta-feira (22).
“O presidente Petro deu ordem para abrirmos a embaixada da Colômbia em Ramallah, a representação da Colômbia em Ramallah, esse é o próximo passo que vamos dar”, disse Murillo.
No início deste mês, Petro anunciou que cortaria relações diplomáticas com Israel devido às suas ações na Faixa de Gaza.
O presidente criticou fortemente o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e pediu para se juntar ao caso da África do Sul na Corte Internacional de Justiça (CIJ), que acusa Israel de genocídio.
Ramallah serve como capital administrativa do Estado palestino.
A resposta de Israel ao ataque do Hamas em 7 de outubro gerou diversas críticas da comunidade internacional.
Mais recentemente, o acesso da ajuda humanitária ao sul de Gaza foi interrompido, segundo uma agência da ONU, desde que Israel intensificou as operações militares em Rafah.
Segundo a ONU, 900 mil pessoas foram forçadas a fugir devido aos combates em Rafah, que também aumentaram as tensões com o Egito.