Ministro da Defesa propõe reunião entre Forças Armadas e Justiça Eleitoral
Em ofício enviado ao TSE, ministro Paulo Sérgio Nogueira afirma que manutenção do diálogo “é um importante instrumento para a construção de soluções que contribuam para o ambiente de paz e de tranquilidade da sociedade brasileira”
O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, enviou ofício na tarde desta quarta-feira (15) ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, solicitando um encontro entre as equipes técnicas da Justiça Eleitoral e das Forças Armadas.
O ofício, ao qual a CNN teve acesso, é uma resposta a mensagem enviada pelo ministro no início da semana, na qual ele propôs um diálogo interinstitucional em prol do fortalecimento da democracia brasileira. Veja aqui o ofício.
“Inicialmente, agradeço as palavras de vossa excelência de elevada consideração às Forças Armadas, o que retribuo cumprimentando a Justiça Eleitoral”, disse o militar.
“Para que se possa dar concretude ao diálogo proposto, solicito um encontro entre as equipes técnicas da Justiça Eleitoral e das Forças Armadas”, acrescentou.
No documento, o general Paulo Sérgio afirma que a intenção da reunião é “dirimir eventuais divergências técnicas surgidas nos trabalhos da Comissão de Transparência das Eleições e discutir as propostas apresentadas pelas Forças Armadas”.
Segundo o militar, as propostas apresentadas pelas Forças Armadas têm como objetivo “fortalecer a segurança, a transparência, a confiabilidade e a auditabilidade do processo eleitoral”.
“Reitero a certeza de que a manutenção do diálogo ora em comento é um importante instrumento para a construção de soluções que contribuam para o ambiente de paz e de tranquilidade da sociedade brasileira”, observou.
A proposta de um diálogo ocorre após o ministro ter se queixado que as Forças Armadas não vinham sendo prestigiadas pela Justiça Eleitoral. Como resposta, o TSE divulgou uma lista das recomendações que foram acatadas para as eleições deste ano.
Na relação, das 32 proposições acatadas totalmente ou parcialmente pela Justiça Eleitoral, 10 foram oferecidas pelas Forças Armadas.