Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com -11,4°C, Parque Nacional de Itatiaia, no Rio, tem recorde de frio no ano

    Registro foi feito em estação administrada pela unidade de conservação ambiental; outro ponto, gerido pelo Inmet, também aponta aponta maior frio de 2022: -7,8°C

    Stéfano Sallesda CNN , no Rio de Janeiro

    A temperatura chegou a -11,4°C na madrugada desta terça-feira (14), na Estação de Campo Belo, às margens do rio de mesmo nome, no Parque Nacional de Itatiaia, no interior do Rio de Janeiro. O fenômeno foi registrado por volta de 00:07. Depois de duas horas da manhã, por conta do frio, a estação, situada a cerca de 2.440 metros de altitude, parou de funcionar.

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também tem uma estação, localizada em outro ponto da unidade de conservação ambiental, que completa 85 anos de criação nesta terça-feira. Ela registrou a temperatura de -7,8°C, por volta das 7h. Os dois dados representam recorde de frio aferido no país em 2022.

    Meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo afirma que o número aferido pelo instituto é recorde, mas diz entender que ele é pouco representativo.

    “A estação fica em um ponto muito alto e isolada no interior do parque, que tem condições muito específicas, que não se reproduzem nas cidades da região. É recorde porque é uma temperatura ainda mais baixa que os -7,7°C registrados em 22 de maio, quando tivemos uma massa de ar polar”, afirma o especialista.

    Diretor do Parque Nacional de Itatiaia, o coronel Luiz Aragão explica que as temperaturas reais na estação que registrou -11,4°C podem ter sido ainda menores.

    “A estação ‘congelou’ com o frio. Acreditamos que tenha ficado entre -12°C e -12,5°C”, diz Aragão.

    Tópicos